sexta-feira, 23 de abril de 2010

UM MUNDO POSSÍVEL E NECESSÁRIO

No mês em que comemoramos o Dia Mundial da Água e a Hora do Planeta promovida pela WWF, temos muito com o que nos preocupar em relação ao mundo e, especialmente, ao nosso município. Campanhas sócio-educativas e participação popular serão importantes para que possamos ter cidadãos conscientes sobre a preservação dos recursos naturais. O total de água doce no mundo é de apenas 3%, sendo que 2% estão nas geleiras e 1% espalhada pelo mundo. O Brasil tem as maiores reservas de água doce do planeta através de seus longos rios e bacias hidrográficas importantes por todo país.


Em nosso caso, precisamos fortalecer campanhas em nosso município que possam ter qualidade para o presente e, principalmente, para o futuro. Os rios, lagos e água subterrânea precisam ser preservados. O lixo também tem ação de impacto e desequilíbrio, que geram poluições e contaminações.

Por isso, desenvolver o papel de um cidadão consciente é necessário e vital para a sustentabilidade. A agenda 21 precisa de fato ser implantada nas escolas, comunidades , associações, sindicatos e entidades para que possamos reavaliar o nosso pensamento e a nossa prática no cotidiano. O planeta está doente, o homem também.

Por tudo isso, procuramos através deste breve relato chamar a atenção da necessidade de mais atores juntarem esforços com vista à defesa do meio ambiente. O SINPRO - Sindicato dos Professores da rede particular - tem seu papel nessa formação. A educação como ferramenta para a transformação da sociedade terá caminhos e sonhos verdes. Precisamos semear o mundo possível e necessário, sustentável e solidário.

Cesar Gomes Araujo
Diretor do Sinpro Macaé e região


SINPRO Macaé e Região
Endereço: Rua Marechal Rondon, nº 08.
Bairro Miramar – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br

Seção Sindical – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292. Sala 10.
Bairro Centro – Rio das Ostras.
Tel: (22) 9832-1071/ 9823-5572
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

SINPRO PARTICIPA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA PETROBRAS

O programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos está realizando um diagnóstico na região norte fluminense onde muitos municipios estão participando e colaborando para essa ação.
O Sinpro Macaé e região também está participando dessa ação e contribuindo para que possamos ter uma educação participativa,cidadã e sustentável. 

SINPRO Macaé e Região

Endereço: Rua Marechal Rondon, nº 08.
Bairro Miramar – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br



Seção Sindical – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292. Sala 10.
Bairro Centro – Rio das Ostras.
Tel: (22) 9832-1071
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com

domingo, 11 de abril de 2010

EDUCAR PARA A IGUALDADE: GÊNERO E EDUCAÇÃO ESCOLAR


As transformações no mundo contemporâneo , a educação para a igualdade entre meninos e meninas é um elemento fundamental da cidadania e para a construção da democracia entre gêneros. Relações de gênero,educação e cidadania são mais do que palavras-chave de um debate teórico, pois correspondem a leitura de mundo e práticas educativas cuja articulação pode conferir uma dimensão profundamente transformadora à educação escolar democrática. Lidar com as diferenças sem transformá-las em desigualdades é um dos desafios que apresentam a educadores e educadoras todos os dias.

Entendemos que a diretriz da igualdade de gênero entrou para a agenda das políticas públicas. Em nossas escolas devemos educar crianças, jovens e adultos de diferentes etnias, gêneros e origens sociais e culturais para se tornarem pessoas capazes de desenvolver todo seu potencial na sociedade. Isto só é possível se a igualdade, na diversidade, for estabelecida como parâmetro comum.

Dentre as diferenças , uma das que mais chama atenção é a de gênero. Houve um tempo em que, o que hoje chamamos de preconceito sexista era a norma na sociedade. Homem não chora; lugar de mulher era na cozinha;era ele o responsável por sustentar a casa, enquanto à mulher cabiam os cuidados e a educação dos filhos. Embora esses preconceitos quanto aos gêneros masculino e feminino tenham se abrandado, a escola ainda faz circular ainda muitos desses significados em suas práticas.

Sabemos que a transformação na direção da igualdade, respeitando as diferenças, não se dá por inércia e nem por acaso. Se outros modelos de masculino e feminino estão sendo gestados é porque setores do movimento de mulheres e educadores questionaram as discriminações de gênero. È necessário ampliar os referenciais para uma nova pedagogia e um novo projeto político-pedagógico das escolas que entrelace as diversas perspectivas de classe,raça/etnia e gênero,alterando as pautas valorativas que permeiam as interações multifacetadas entre os sujeitos no cotidiano escolar.

As mulheres foram às ruas, reivindicaram e conquistaram direitos. Aos poucos, a sociedade vem se transformando para que a linha que separa homens e mulheres seja cada vez mais tênue. Para tanto, é fundamental a atuação dos educadores.

Entendemos que, se Rio das Ostras quer ser reconhecida como uma cidade verdadeiramente educadora, a questão de gênero,que ainda tem um longo percurso até ser resolvida,deve estar presente na formação de seus cidadãos e cidadãs e entrar, de modo consciente e crítico, como parte da educação escolar.

Profª Guilhermina Rocha

Especialista em Educação e Historiadora

Diretora da Feteerj e Sinpro Macaé e região


SINPRO Macaé e Região
Endereço: Rua Marechal Rondon, nº 08.

Bairro Miramar – Macaé

Tel.: (22) 2772-3154

E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br




Seção Sindical – Rio das Ostras

Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292. Sala 10.

Bairro Centro – Rio das Ostras.

E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com

SINPRO TOMA POSSE NO CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE RIO DAS OSTRAS



O SINPRO – Sindicato dos professores – apresenta os novos conselheiros municipais de Meio Ambiente de Rio das Ostras, gestão 2010-2011.
O conselho composto agora por 17 membros, de entidades civis, técnicas e municipais, foi ampliado como forma de fortalecer a gestão participativa.

De acordo com Max Almeida, Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e presidente do conselho, o foco do Conselho Municipal de Meio Ambiente será as questões levantadas pela Conferência Municipal, como licenciamento ambiental, código de limpeza urbana e a questão da ocupação territorial da cidade.

O grupo também será dividido em câmaras técnicas, que irão debater assuntos específicos de forma mais detalhada e positiva, ainda de acordo com o presidente do Conselho.

A composição do Conselho é a seguinte: Renascer, Associação de Moradores do Peroba e Casa Grande, Sindicato dos trabalhadores rurais, Mero, Projeto Pólen, SINDSERV, CEPRO. Além desses, participam os órgãos técnicos da Reserva Biológica União (Rebio), OAB, Emater e PURO-UFF e as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Educação e Procuradoria.

O SINPRO também tem o prazer de configurar entre os grupos e entidades participantes deste Conselho que estarão trabalhando junto com a sociedade para que possamos ter uma cidade consciente da sua preservação,educação,cidadania.



Fonte: http://riodasostrasjornal.blogspot.com/