quarta-feira, 20 de março de 2013

Você sabe o que é Síndrome de Burnout?



A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974, pelo médico norte-americano Herbert J. Freudenberger. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.
O sintoma típico da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.
Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.
O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Recomendações
* Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;
* Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;
* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.


SINPRO Macaé e Região
Endereço: Rua Marechal Rondon, nº 08.
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quarta-feira, 13 de março de 2013

A hora é essa! Campanha Salarial 2013





Plano de Lutas:


  • Garantir ganhos reais para os professores em todos os níveis de ensino;
  • Conquista a Convenção Coletiva Unificada da Educação Superior em todo o estado, resguardando as particularidades de cada região;
  • Lutar pela construção do Calendário Escolar Unificado;
  • Incrementar a luta em defesa das condições de trabalho e da saúde do professor;
  • Lutar pela implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e disciplinar a pós-graduação nas IES Privadas;
  • Enfrentar a mercantilização e financerização da educação superior privada;
  • Lutar pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e o salário unificado em todo o território nacional;
  • Lutar contra a extensão indiscriminada do Ensino à Distância em todos os níveis da educação brasileira;
  • Inserir a Feteerj no Conselho Estadual de Educação (CEE) e os Sinpros nos Conselhos Municipais de educação;
  • Reconhecimento e Pagamento da Hora Tecnológica.


A hora é essa!!!

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segunda-feira, 11 de março de 2013

A história do Sinpro Macaé e Região





No ano de 1986, o município de Macaé vivenciou um momento extremamente rico em termos de mobilização e organização social. Eram os tempos da chamada “Nova República”, quando o país emergia do período ditatorial – que perdurou por 21 anos.
Uma paralisação de três dias nas escolas particulares da cidade foi o início do processo de formação da Associação de Professores de Macaé que, anos depois, uniu-se aos demais professores de Campos dos Goytacazes para a estruturação dos Sindicatos dos Professores de Campos.
 No dia 4 de novembro de 1994, de forma consensual e democrática, o Sinprocam se dividiu em dois sindicatos, ficando Macaé como município-sede, incluindo ainda os Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. Nascia o atual Sindicato dos Professores da Rede Particular de Macaé e Região.
Já no dia 11 de novembro de 2003, uma assembleia da categoria deliberou sobre a extensão de base para os municípios de Silva Jardim e Rio Bonito, dentro de uma política de organização das bases, aprovada em Congresso Estadual da Feteerj.
Desde que o Sinpro Macaé e Região foi fundado, procurou estender sua atuação para além do município-sede, incluindo diretores da base de Rio das Ostras para atender à demanda crescente nessa área. Hoje, conta com uma subsede em Rio das Ostras, para atuar mais de perto, envolvendo os municípios de Casimiro de Abreu (Barra de São João), Silva Jardim e Rio Bonito.
Durante esses 18 anos, o sindicato reafirmou seu papel e responsabilidade social na luta por uma educação libertadora, por uma escola de qualidade para todos e todas, principalmente no momento em que a sociedade exige respeito aos direitos humanos e o meio ambiente.
O Sinpro Macaé e Região é filiado a Feteerj e a Contee.
Como disse Carlos Drummond de Andrade: “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho.”

Fonte: Agenda 2013 do Sinpro Macaé e Região

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quarta-feira, 6 de março de 2013

Fórum Nacional de Educação discute preparação de Conferências Municipais





Integrantes do Fórum Nacional de Educação (FNE) estiveram reunidos em Brasília para dar continuidade à organização da Conferência Nacional de Educação (Conae/2014). A coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin, participou da reunião e está elaborando esclarecimentos e orientações para as entidades, as quais deverão se mobilizar para participar das etapas municipais, fundamentais porque asseguram a participação nas demais etapas.
Entre outros pontos da pauta do encontro, o Fórum tratou justamente dessa mobilização para a realização das conferências municipais e intermunicipais de Educação, eventos nos quais serão elaboradas propostas para subsidiar as conferências estaduais. Os eventos locais e regionais cumprem etapas preparatórias da Conae/2014.

Ainda na reunião, o FNE aprovou sua 11ª Nota Pública em defesa da ampliação de recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino, tendo em vista a necessidade de garantia da efetivação do direito à educação com qualidade social e a urgência do país de estabelecer novas fontes para o adequado financiamento da educação pública.
A nota é resultado da análise feita pelo FNE no relatório apresentado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, pelo senador José Pimentel, referente ao PLC n.º 103/2012 que trata do Plano Nacional de Educação para a próxima década.

O FNE ainda aprovou, na mesma reunião, os colóquios e as respectivas ementas que integram cada Eixo Temático da Conae/2014. O conteúdo será divulgado pelo Fórum no mês de março

Outro resultado da reunião do FNE foi a aprovação do Banco de Palestrantes, um conjunto de nomes de especialistas sugeridos pelo FNE, aos representantes de fóruns estaduais e municipais de educação, para conduzir exposições pertinentes aos subtemas dos Eixos Temáticos da Conae/2014, durante as conferências estaduais, municipais e intermunicipais de educação.

A Conae/2014 será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Nela serão elaboradas propostas para implementar o Plano Nacional de Educação (PNE). A conferência terá como base para os debates o documento-referência “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Fonte: CONTEE e FNE

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