A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo
celular cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o
percentual chega a 79% e em colégios particulares, 84%. Os dados fazem
parte da pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)
Educação 2014, divulgada hoje (21) pelo Comitê Gestor da Internet no
Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o
Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Entre os
professores, o percentual passou de 36%, em 2013, para 64%.
No
levantamento anterior, os números eram 59% na escola pública; e 73% na
instituição privada. A pesquisa constata que a escola não é o principal
ambiente de uso da internet por estudantes. Tanto para estudantes de
escolas públicas, como de particulares, o domicílio continua sendo o
principal local de acesso à internet, com 77% e 93%, respectivamente.
Apenas 41% dos alunos de instituições públicas usuários de internet
conectaram-se pela rede da escola.
Na avaliação dos
pesquisadores, a falta de formação e de infraestrutura ainda são
barreiras para professores utilizarem recursos educacionais digitais com
propósito pedagógico. Menos de um terço dos professores de escolas
públicas têm a sala de aula como principal local de uso dessas
tecnologias comunicação, mesmo percentual de 2013.
“Embora a
infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação esteja
avançando nas escolas brasileiras, o seu uso, bem como a sua apropriação
nas práticas pedagógicas, ainda representa um desafio para projetos
educacionais e políticas públicas”, disse Alexandre Barbosa, gerente do
Cetic.br. A pesquisa, que ocorre desde 2010, foi feita em 930 escolas
urbanas, no período de setembro de 2014 e março de 2015, ouvindo 930
diretores, 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532
alunos.
A proporção de escolas com acesso à internet manteve-se
em 93%. O percentual é maior nas instituições privadas, com 97%. A
variedade de equipamentos, por sua vez, é crescente, aumentando o número
de computadores móveis e tablets. Nas escolas públicas, 79% disseram
ter equipamento portátil. Na pesquisa anterior, o número era 73%. A
aquisição de tablets foi maior proporcionalmente, tendo passado de 11%,
em 2013, para 29% neste levantamento. A velocidade de conexão ainda
representa uma dificuldade, pois 41% dos estabelecimentos têm acesso com
até 2 megabits/s. Em 2013, o percentual era 50%. Nas particulares, o
número é menor, 21%.
Apesar de ainda não estar presente nas salas
de aula, a internet é uma ferramenta comum na preparação das aulas ou
de atividades com alunos. Cerca de 80% dos professores de escolas
públicas produzem conteúdo usando recursos educacionais digitais. Para o
Cetic.br, isso indica que há um interesse crescente pelo uso de TIC nas
práticas pedagógicas. A publicação ou compartilhamento de conteúdos
próprios na rede, no entanto, alcança 28% dos profissionais. Apesar da
baixa proporção, houve aumento de sete pontos percentuais em relação à
pesquisa anterior.
SINPRO Macaé e Região
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169, sala 206.
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casemiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro centro – Rio das Ostras.
Tel: (22) 2764-6772
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169, sala 206.
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casemiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro centro – Rio das Ostras.
Tel: (22) 2764-6772
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário