Encontro é uma forma de conhecer as propostas de candidatos para uma educação de qualidade
Segundo o coordenador do Fórum Estadual de Educação, André Marinho, iniciativa vai esclarecer ações apontadas em planos de governos dos candidatos. (Foto: Reprodução Facebook) |
Para diretora de Formação da Contee e diretora-geral do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha, este debate contribui para que os cidadãos possam analisar as propostas apresentadas pelos candidatos e candidatas. “Nós da área da educação veremos aquele que realmente se compromete e como pretende dar atenção a uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e que respeitem os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.
De acordo com o coordenador do Fórum Estadual de Educação, André Marinho, a iniciativa de fazer o debate é para que sejam esclarecidas pelos candidatos quais são as intenções deles com as propostas apresentadas em cada um em seus planos de governo. “Sabemos que o próximo governo terá um desafio muito grande quando o assunto é educação. Observamos que a maioria das propostas se desvincula de uma perspectiva sistêmica e não produzem a discussão de política educacional para o território do Estado. Queremos entender isso, como eles pensam enfrentar a crise e como a educação é pensada”, disse ao lembrar que até nesta segunda-feira, dia 17, sete candidatos já haviam confirmado presença.
André relata que o Rio de Janeiro tem uma Plano Estadual de Educação que está para vencer em 2019 e há ainda a construção de um congresso estadual de educação, que só concluirá os seus trabalhos no ano que vem. “Necessitamos que o próximo governo tenha a preocupação em reposicionar a educação do Estado em outro patamar. É preciso destinar, de fato, os 25% da receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da Educação. Sem financiamento é impossível superar os desafios que nos foram impostos. Não se pode organizar políticas sem recurso”. Ele completou que é preciso comprometer o novo governo com a agenda de uma educação pública, gratuita, de qualidade e laica. “Garantindo acesso, permanência, mobilidade e assegurando as políticas afirmativas”.
A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) fica localizada na Avenida Marechal Câmara, 210 – Centro.
CRISE EVIDENCIADA - Em uma das piores crises da sua história, o Estado do Rio Janeiro agoniza também na educação. Somente em 2018 foram inúmeras denúncias. Situação crítica foi denunciada em Duque de Caxias e Queimados. Só em Caxias, um levantamento do Ministério Público indicou que faltavam 376 professores, um problema que se arrasta desde 2015. Segundo levantamento do site Rede Brasil Atual, a falta de investimentos no Estado deixou milhares de crianças e adolescentes fora das salas de aula, no Rio de Janeiro. Entre 2016 e 2017, cerca de 200 escolas tiveram fechamento de turnos e turmas.
Já o Censo Escolar, que tem a aprovação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2010 e 2017 foram fechadas pelo estado 231 escolas públicas, o que resulta, segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), uma redução de 95 mil matrículas pelo estado. Soma-se a isso ao sucateamento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Falta de investimento também que atingem a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
A crise foi evidenciada com a divulgação dos índices do Ideb, que mostrou que o Rio é o único estado do Brasil que não atingiu meta em nenhum segmento dos ensinos fundamental e médio. Nos anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, a nota foi de 5,3 na rede pública, que abrange as escolas federais, estaduais e municipais - um décimo a mais que em 2015. No ensino médio, que é responsabilidade do governo do estado, a nota caiu para 3,3, abaixo do último Ideb, em 2015 e bem abaixo do desejado. O Rio teve uma média menor que a do Brasil - 3,3 no estado contra 3,5 no país.
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