Facebook

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

NOTA DA FETEERJ DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DA FUTURA PRESIDENTA DO TST


Em uma entrevista à Folha SP pra lá de infeliz, em um adjetivo suave, a nova presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, declarou, na contramão de quase todos os juristas, que não concorda que a MP 905 (“programa verde e amarelo”) tenha mexido na CLT, apesar dela mudar 135 pontos da legislação trabalhista e revoga outros 40. Vai além ao concordar com a futura reforma sindical do governo Bolsonaro, que virá para fragilizar ainda mais os sindicatos.

Na entrevista, a ministra do TST, que tomará posse ano que vem no cargo de presidente daquele órgão, defende o trabalho aos domingos e joga para o mercado decidir se a empresa funcionará ou não e até cita a educação: “os filhos não têm escola aos domingos”. Ela “esquece” que os professores corrigem provas e preparam aulas aos domingos. Agora, com o fim da proibição de trabalho nesse dia certamente o patronato virá com força contra mais esse direito e oficializará a exploração.

Em resumo, a ministra não honra sua toga ao abdicar da defesa da Constituição de 1988, que trata o Trabalho como um Direito Social. Esquecer isso, achar “normal” e considerar uma “evolução” a derrubada quase que total dos direitos trabalhistas, deixando aos empresários a “melhor” decisão sobre o que é certo ou errado, é permitir a volta da barbárie ao mercado de trabalho.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores repudiam tais declarações e, por isso, as professoras e professores não permitirão esse acinte por parte da presidente do Tribunal máximo da Justiça do Trabalho.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

SINPRO MACAE e REGIÃO participa da Audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Faculdade Salesiana.



 


A luta em defesa dos professores da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora continua. Na última semana, no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Cabo Frio, o Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região) apresentou propostas para fechar um acordo coletivo e garantir direitos sociais e as reposições salariais acumuladas desde 2018.

A audiência de mediação teve como objetivo a saída do impasse instaurado pela instituição no processo de negociação. Além disso, o Sindicato se posicionou contrário diante da discussão proposta pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora de reduzir o salário da professores. Foram ainda apresentadas as propostas aprovadas na Assembleia Geral dos Professores como o pagamento dos salários, conforme o piso; garantir a estabilidade dos postos de trabalho; e de outras condições, sem que haja a redução salarial.

No encontro, o Sindicato mais uma vez reafirmou que é contrário qualquer tentativa de retirada de direitos conquistados e reiterou a manutenção da comissão paritária para que seja avaliada a situação financeira da instituição.

Quer saber o que ficou decido na audiência? Clique aqui para conferir a ata da reunião.

O Sinpro pediu vista dos documentos que comprovem a situação financeira alegada pela instituição. O prazo para mostrar estes documentos é o dia 20 de dezembro. Além da apresentação dos documentos, cabe a instituição encaminhar a relação nominal dos professores conforme cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho proposto.

A Salesiana precisa analisar e dar o retorno do acordo firmado no MPT até o dia 28 de janeiro.

SINDICATO DOS PROFESSORES DE MACAÉ E REGIÃO 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Sinpro Macaé realiza Cine debate em comemoração ao Dia internacional dos Direitos Humanos.

A imagem pode conter: texto



                      Cine debate marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos em Macaé
      Ação promovida pelo Sinpro Macaé e Região também contempla os 25 anos da entidade

Em comemoração aos 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e aos 25 anos do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região), acontece na próxima terça-feira, dia 10, às 18 horas, o CINE DEBATE sobre o Filme "Sob Traçantes". Para contribuir nas discussões o evento contará com a presença da roteirista Maria Raquel Hernandez. O evento é gratuito e será  realizado no Solar dos Mellos, em Macaé. A ação marca ainda a culminância da campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O filme Sob Traçantes é uma série documental que tem como objetivo mostrar a trajetória de pessoas marcadas por saituações de extrema violência, que lutam para construir um futuro melhor através da cultura da paz. A produção, que tem 13 episódios, fala sobre as consequências do preconceito, da ausência de políticas públicas voltadas para os que vivem às margens, dos demais problemas políticos que assolam o país, entre outras abordagens. Um deles, tem a participação de Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco. A produção é da TV Futura, um canal voltado para assuntos de formação cidadã e de educação.

De acordo com a presidente do Sinpro Macaé e Região, professora Guilhermina Rocha, o debate se faz muito necessário, principalmente, em tempos em que a retirada de direitos dos trabalhadores, impactam diretamente em suas garantias. “Lutarmos pelo respeito ao próximo, contra o genocídio da população negra, a não violência e por ais umas educação que respeite o próximo e de qualidade. Isso faz parte desta Declaração que é tão impmortjuante para garantir a nossa vida digna. O Sinpro Macaé e Região, nestes 25 anos, também luta por uma sociedade mais justa para que as pessoas tenham direito a viver com dignidade e acesso à educação”.  

O Cine Debate também faz parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura de Macaé, Federação dos Trabalhadores Estabelecimento Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

O Solar dos Mellos fica localizado na Rua Conde de Araruama, 248 – Centro, Macaé. 

CAMPANHA – O Sinpro Macaé e Região começou a campanha “Podemos escrever uma nova história: basta de violência contra as mulheres” pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no dia 25 de novembro, quando é lembrado o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres. 

É preciso lembrar que a violência contra a mulher tem ganhado cada vez mais destaque e entrado na pauta das discussões, mas ainda há muito o que se fazer. Isso porque o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo, segundo informações do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). 

Esta é uma mobilização da sociedade civil organizada que acontece todos os anos, a partir do dia 25 e se encerra no dia 10 de dezembro, quando se celebra o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.
Sindicato dos Professores de Macaé e Região.


SINPRO Macaé e Região
SEDE – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1051 -  sobreloja
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
Horário de Atendimento: 14h às 18h



Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:
Blog: http://sinpromacae-regiao.blogspot.com.br/

Filiado à FETEERJ e à CONTEE



A imagem pode conter: texto






terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Sinpro Macaé e Região : Comemoração dos 25 anos de lutas!



Nenhuma descrição de foto disponível.





CONFRATERNIZAÇÃO | Professores (as), 

Queremos comemorar estes 25 anos de lutas e compromissos em defesa da categoria e de uma educação de qualidade. 

Por isso, convidados vocês para um almoço musical e cheio de histórias e homenagens. Será neste sábado, dia 7, às 13 horas, no FAC, localizado na Rua Teixeira de Gouveia, 1051 – Centro, Macaé (próximo ao C.E Luiz Reid). 

São 25 anos de muita luta e muitas conquistas. Este será um momento para revivermos todas elas, mas também para nos fortalecermos para novas batalhas.

Os convites devem ser solicitados por e-mail sinpromacae.regiao@gmail.com ou pelo whatsapp 22 99238-3413. 

Participe! Com certeza, será um momento especial!


SINPRO Macaé e Região
SEDE – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1051 -  sobreloja
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
Horário de Atendimento: 14h às 18h



Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:
Blog: http://sinpromacae-regiao.blogspot.com.br/

Filiado à FETEERJ e à CONTEE



segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

25 ANOS DO SINPRO MACAÉ E REGIÃO

A imagem pode conter: texto

25 ANOS DO SINPRO MACAÉ E REGIÃO 

O Sindicato dos Professores de Macaé e Região completou 25 anos de atividade. Para marcar a data, a direção aprovou a realização de um almoço festivo no dia 07 de dezembro.







Diretoria reunida : Professora Ana Maria Pinto Ex. Presidente do Sinpro Macaé e Região e Professora Shirley Lemgruber












GRITO DOS EXCLUÍDOS - MACAÉ - Prof Cesar Gomes Presidente do Sinpro Macaé e Região , Profas Guilhermina Rocha e Ivânia Ribeiro diretoras do Sinpro Macaé e Região



Seminário de Educação contamos com a presença do professor Dr. Waldeck Carneiro (UFF) e Deputado Estadual do PT e da Professora Dra. Maria Aparecida Tiradentes (Fiocruz)in memória. 








Delegação do Sinpro Macaé e Região no Congresso da CONTEE

I SEMINÁRIO DE FORMACAÇÃO DA CONTEE
















































 
 Antes de sua fundação, a entidade era subsede do Sindicato dos Professores de Campos. Devido ao crescimento das escolas particulares e ao aumento da demanda de reivindicações, foi criado o Sindicato dos Professores de Macaé, em 4  de novembro de 1994. Desde sua criação até hoje, o sindicato sempre esteve  envolvido nas  lutas  e participou da fundação da FETEERJ e da CONTEE .




A presidente do sindicato, professora Guilhermina Rocha, faz o convite a toda a categoria. “Essa é uma grande oportunidade para lembrar a nossa história e para que os trabalhadores mais novos também a conheçam  um  pouco  da   nossa  historia”. 




São 25 anos de muita luta e muitas conquistas. Este será um momento para revivermos todas elas, mas também para nos fortalecermos para novas batalhas.


Participe! 

Diretoria do Sinpro Macaé e Região



SINPRO Macaé e RegiãoSEDE – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1051 -  sobreloja
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
Horário de Atendimento: 14h às 18h



Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:
Blog: http://sinpromacae-regiao.blogspot.com.br/

Filiado à FETEERJ e à CONTEE