O direito à educação começa a partir do nascimento. Parece óbvio, mas
 essa afirmação não é levada a sério por muitos governos e Estados. É o 
que diz o relatório “Direitos desde o Princípio: Educação e cuidados na 
primeira infância”, escrito por Vernor Muñoz, ex-relator especial das 
Nações Unidas, sobre o direito à educação, em nome da Campanha Global 
pela Educação.
O material foi lançado oficialmente na Faculdade de
 Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP durante seminário 
internacional promovido pela Campanha Latino-Americana pelo Direito à 
Educação – CLADE, em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à 
Educação, do Brasil. O seu objetivo principal é levantar dados que 
comprovem que nem os direitos nem a educação começam apenas quando uma 
criança entra pela primeira vez no ensino básico. “O aprendizado 
inicia-se desde o momento do nascimento. Quando a criança nasce, ela já 
tem direitos garantidos pela constituição e um dos principais é, 
justamente, o direito à educação”, disse Muñoz.
Para o 
especialista, o direito à educação é o mais universal dos direitos. “É 
muito difícil encontrar uma constituição que não valorize a educação”, 
declarou. No entanto, a valorização pode, muitas vezes, não sair do 
papel. É o que diz Rosa María Ortiz, relatora sobre os direitos da 
infância da Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH. “Na 
prática, existe uma falta de reconhecimento de que a criança seja um 
sujeito de direitos. Buscamos uma instância do Estado para coordenar 
melhor esse processo educacional. Isso partiu da necessidade de 
conscientização dos governos sobre a importância do direito à educação 
na primeira infância, que ainda está muito falho”, explicou.
Outro
 grande problema é a falta de participação da família, da comunidade e 
da sociedade na educação. “Os três devem estar casados com o Estado. No 
Brasil, isso ainda acontece esporadicamente”, disse Ortiz. Na opinião da
 relatora, as ciências humanas já avançaram o suficiente para entender 
os direitos. “Uma criança tem direitos com base em três princípios-chave
 (3D): dignidade, desenvolvimento e diálogo.”
O primeiro “D”, de 
dignidade, reconhece a criança como uma pessoa completa desde o momento 
de seu nascimento. Para Ortiz, muitos governos criam leis e procuram 
auxiliar apenas crianças que nascem com deficiências (físicas ou 
mentais), esquecendo-se que todas precisam de cuidados especiais. O 
segundo “D”, de desenvolvimento, reconhece que os pequenos necessitam 
desses cuidados para que possam se desenvolver de maneira saudável. A 
conclusão parte do terceiro “D”, de diálogo, que dá à criança o direito 
de opinar, tanto dentro do ambiente escolar quanto em casa.
Ao 
avaliar a situação atual da educação na América Latina, Muñoz afirma que
 a falta de investimento dos governos gerou um descuido na formação de 
professores da primeira infância. “Qualquer pessoa, especialmente 
mulher, pode cuidar de crianças de 0 a 3 anos, sem capacitação naquele 
tipo de trabalho. Dessa forma, as crianças são preparadas apenas para 
iniciar a educação básica, mas não são de fato educadas”, explicou.
O
 Brasil não fica de fora. Segundo Iracema Nascimento, coordenadora 
executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o grande 
problema da educação infantil no país, hoje, é a privatização das 
escolas. “O poder público não dá uma educação de qualidade para crianças
 de 0 a 3 anos – nem de qualquer outra idade, mas crianças menores 
sofrem mais com a situação, porque são deixadas de lado. Por isso, há 
cada vez mais escolas particulares de educação infantil. Isso está 
errado”, declarou. Para a especialista, a educação infantil exige um 
maior cuidado e esse pode ser um dos motivos da falta de investimento 
público no setor.
Para que aconteça uma efetiva mudança neste 
cenário, a especialista disse que é preciso confrontar os gestores 
públicos. “Temos que mudar a maneira de pensar, a cultura. Não podemos 
ficar enganados, deixar ‘a poeira abaixar’. Nossas crianças crescem e 
seus direitos são violados”, concluiu.
Fonte:Blog da Educação.
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