terça-feira, 8 de março de 2016

8 de março - Dia internacional da Mulher



A Participação das mulheres nos sindicatos

A desigualdade de gênero passa por toda a história do nosso país. Antigamente, estávamos presas e restritas ao serviço doméstico. Era proibido saber ler, escrever ou, até mesmo, votar. Nossa função exclusiva era cuidar da casa e dos filhos. 
A partir do século XX, com o processo industrial brasileiro, passamos a pertencer ao mercado de trabalho, ocupando funções e recebendo salários abaixo dos homens. Frente a isto, passamos a nos organizar e reivindicar a igualdade de direitos. A participação das mulheres na direção dos sindicatos, tem aumentado nos últimos anos . 
No caso da Educação, apesar de sermos uma categoria majoritariamente de mulheres, hoje, as mulheres vêm ocupando cargos nas direções executivas, o que não significa que os sindicatos tenham mudado suas práticas discriminatórias. A nossa pauta de reivindicação ultrapassa as estruturas sindicais, chamando a atenção sobre as relações de gênero e poder que envolvem homens e mulheres dirigentes. Mesmo com a abertura do debate sobre a cota de participação feminina não há muitas mulheres nos cargos de direção. Em alguns sindicatos elas ficam “escondidas” nos quadros de apoio, ou não participam igualmente, já que os sindicatos, de um modo geral, não evoluíram quanto às suas práticas cotidianas, ainda discriminatórias. É uma batalha constante aliar reivindicações de classe à busca por igualdade de gênero e poder. Às vezes, as mulheres precisam escolher uma das bandeiras. Entendemos que ainda há muito a ser feito pela frente. E que apesar de estarmos ativamente no mercado de trabalho, as relações ainda são marcadas pela desigualdade atribuídas ao sexo. A persistente diferença salarial é um sinal de que, se muito conseguimos, muito ainda é preciso conquistar.
Nós, do Sinpro Macaé e Região nos orgulhamos por expressar uma luta permanente sobre os direitos e a participação das mulheres em nosso sindicato. Nossa direção é formada 80 % por mulheres e o mesmo acontecendo no Conselho Fiscal. Nossa homenagem, portanto, as companheiras da direção que lutam cotidianamente por um mundo mais justo, fraterno e solidário.
Eu sou Mulher
Eu sou Professora
Eu sou lutadora!
Por isso, lutamos por:
• Licença Maternidade de 180 dias;
• Direito de creche para as crianças e as mães;
• Condições dignas de trabalho e saúde para a mulher trabalhadora;
• Pelo fim da sobrecarga de trabalho devido a dupla jornada de trabalho;
• Basta de assédio moral e sexual;
• Fim da discriminação profissional;
• Equiparação Salarial Já!
PELA IGUALDADE DE GÊNERO


SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE MACAÉ E REGIÃO

Sinpro Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169, sala 206.
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br


Subsede  Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casemiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro centro – Rio das Ostras.
Tel: (22) 2764-6772
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário