terça-feira, 26 de abril de 2016

Um pouco da história do Sinpro Macaé - Este ano completamos 25 anos de luta pela educação





No ano de 1986, o município de Macaé vivenciou um momento extremamente rico em termos de mobilização e organização sindical. Eram os tempos da chamada “ Nova República”, quando o país emergia do período ditatorial – que perdurou por 21 anos.

Uma paralisação de três dias nas escolas particulares da cidade foi o início do processo de formação da Associação de Professores de Macaé que, anos depois, uniu-se aos demais professores de Campos dos Goytacazes para a estruturação do Sindicato dos Professores de Campos.

No dia 4 de novembro de 1994, forma concensual e democrática, o Sinprocam se dividiu em dois sindicatos, ficando Macaé como município sede, incluindo ainda os municípios de Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. Nascia o atual Sindicato dos Professores da Rede Particular de Macaé e Região.

Já no dia 11 de novembro de 2003, uma assembleia da categoria deliberou sobre a extensão da base para os municípios de Silva Jardim e Rio Bonito, dentro de uma política de organização das bases, aprovada em Congresso Estadual da Feteerj.

Desde que o Sinpro Macaé e Região foi fundado, procurou estender sua atuação para além do município sede, incluindo diretores da base de Rio das Ostras para atender à demanda crescente nessa área: Hoje, conta com uma subsede em Rio das Ostras, para atuar mais de perto, envolvendo os municípios de Casimiro de Abreu/ Barra de São João, Silva Jardim e Rio Bonito.

Durante esses 22 anos, o Sindicato reafirmou seu papel e responsabilidade social na luta por uma educação libertadora, por uma escola de qualidade para todos e todas, principalmente no momento em que a sociedade exige respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Na área da educação, o Sinpro Macaé e Região  se destaca atualmente como um dos sindicatos do país que mais obtém conquistas – como o Biênio, as bolsas de estudo, o repouso remunerado –, em função da força e da mobilização da categoria. Sempre presente nas lutas do povo brasileiro e em defesa dos direitos dos professores, o sindicato, nesses mais de 24 anos de existência, não tem medido esforços para buscar a criação de um modelo educacional que tenha como premissas básicas a valorização da categoria e a qualidade do ensino, e que contribua para a unidade e o desenvolvimento da nação

O Sinpro Macaé e Região é  filiado à  Feteerj e a Contee.

Como disse Carlos Drummond de Andrade: “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário