quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Curso Emancipa estimula formação pré-universitária crítica e emancipadora



Polo em Casimiro de Abreu tem oportunizado a alunos de escolas públicas o acesso a universidades federais 


Um curso de pré-vestibular social tem dado oportunidade de acesso aos alunos de escolas públicas a realizar o sonho de entrar no ensino superior por meio de uma universidade federal. O Emancipa, curso popular totalmente gratuito e com professores voluntários, não se dedica apenas na preparação pedagógica tradicional, mas estimula com seus círculos de conversa uma educação transformadora que possibilite um pensamento crítico entre os estudantes. Desde 2017, cerca de 200 estudantes já foram atendidos no município e 50 professores aceitaram o desafio de oportunizar este acesso a quem não teria condições de pagar por um preparatório. 



Com quase dois anos de existência, o Emancipa já coleciona conquistas: aprovações em instituições como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Ao mesmo tempo, registrou alunos que obtiveram nota 940 na redação do Enem. Um desses exemplos emancipadores é de Thadeu Henrique.  Ele passou pelo curso em 2017 e, atualmente, cursa Educação do Campo na UFF, em Santo Antônio de Pádua. Lá, ele também é monitor do curso que faz. “O Emancipa foi fundamental em minha aprovação, pois tinha bastante dificuldade na parte de redação e em ciências exatas. O curso tem sido fundamental na vida de muitos jovens que querem ingressar na universidade. O Emancipa muda a vida dos jovens da cidade”.

Thadeu é um dos exemplos de que o esforço dos quase 50 colaboradores que já passaram pelo Emancipa, entre eles professores, pedagogos e psicólogos tem dado certo e deve prosseguir. Juntos, esses profissionais oferecem todas as matérias cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exceto espanhol. “Sabemos que a escola pública deixa a desejar por uma série de questões, principalmente, política. Dessa forma, quando entram na disputa esses alunos chegam em desvantagem. Observamos que o Emancipa tem um papel fundamental na construção de uma oportunidade a estes alunos de escolas públicas que trabalham e tem pouco tempo de estudo.Este é o perfil do nosso estudante. No ano passado tivemos seis aprovações”, disse o coordenador do Emancipa em Casimiro de Abreu, Fabiano de Souza Vieira. 


De acordo com Fabiano, muitos dos alunos não teriam perspectiva alguma fora do curso Emancipa. “Provavelmente estariam fora da disputa do Enem, pois não teriam como pagar um curso pré-vestibular”. Ele completa que esta iniciativa só é possível com a união de todos os colaboradores. “Temos professores que saem de Rio das Ostras e Niterói para nos ajudar neste projeto”, completou. 

CÍRCULOS – A ação construiu um projeto político-pedagógico que vai além do ensino para o vestibular e o que tem reafirmado isso são os círculos. Momento, de 15 em 15 dias, em que os estudantes sentam em roda, debatem e refletem sobre temas da atualidade. “Aqui temos a oportunidade de verbalizar todo o conhecimento. Discutimos assuntos sociais relevantes, o papel do Enem, bem como o processo seletivo cruel que este exame proporciona. Temos visto que apesar de ser um município com uma carga conservadorismo, os jovens conseguem dialogar sobre assuntos jamais imaginamos ter coragem de abordar”, disse Fabiano.

Thadeu Henrique lembrou dos círculos como algo fundamental no processo de aprovação. “Quando discutimos, construímos novos pontos de vista, um respeitando o outro e querendo ajuda o outro. Mais do que um curso que aprova alunos, o emancipa forma cidadãos, que respeitam o outro e que lutam por um futuro melhor”.

EMANCIPA – A Rede Emancipa presente desde 2007, começou este ano em 19 cidades de sete estados, em todas as cinco regiões do país. São 32 cursinhos, cerca de 5 mil estudantes ao longo do ano e mais de 600 professores. Ao longo de sua história, a Rede Emancipa já atendeu a mais de 20 mil estudantes, auxiliando milhares a entrar nas mais diversas universidades e furar o bloqueio do acesso ao Ensino Superior do país.

Para dar um apoio na atividade, a Rede faz uma “vaquinha online” que busca um financiamento coletivo. Os interessados podem acessar https://benfeitoria.com/redeemancipario.

DIVULGAÇÃO – No início do ano, as divulgações para as inscrições são feitas pelas redes sociais e nas escolas. Os interessados devem acessar a página na internet e preencher o formulário disponibilizado e fazer a inscrição.  A matrícula é efetivada na aula inaugural.


O Emancipa acontece na 2ª Igreja Batista de Casimiro de Abreu nas noites de terça e aos sábados pela manhã e início de tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário