terça-feira, 12 de novembro de 2019

SINPRO INDICA: eventos debatem racismo estrutural no Brasil



Hoje, dia 12, e amanhã, dia 13, o Instituto Ensaio Aberto realizará o Cinema Crítico sobre Racismo Estrutural no Brasil e o Fórum Racismo Estrutural no Brasil, às 19h, no Armazém da Utopia. As ações fazem parte do projeto Cultura, Direitos Humanos e Pensamento Crítico, gratuito e contará com interprete de libras. A entrada é gratuita e o fórum contará com intérprete de libras. As inscrições podem ser feitas  www.sympla.com.br/CompanhiaEnsaioAberto.

O Fórum, neste dia 12, contará com a presença do acadêmico de São Tomé y Príncipe que trabalha com teoria crítica racial, Edileny Tomei da Mata, da estudiosa na interface do direito, criminologia, marcadores sociais de raça, classe, gênero, artes, psicanálise, prisões, segurança pública, drogas, cultura jurídica, resolução de conflitos e minorias, Ana Miria Carinhanha, bem como da advogada e membra da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD – e do movimento de Advogados Negros, Ana Carolina Lima.

De acordo com a organização, o racismo estrutural não é um fenômeno conjuntural, mas resultado do funcionamento normal da vida cotidiana, que envolve todas as relações sociais como uma forma de racionalidade racista que sustenta todos os campos da vida, especialmente respaldada nas políticas institucionais do Estado.

O Fórum Racismo Estrutural no Brasil, promovido pelo Instituto Ensaio Aberto, é o quarto evento realizado no projeto Cultura, Direitos Humanos e Pensamento Crítico, que engloba 03 fóruns temáticos com intervenções artísticas, 02 cine-debates, 01 seminário, 01 curso de formação em Pensamento Crítico, 01 vídeo e lançamento de 02 livros sobre temas de direitos humanos.



CINEMA - Dois curtas-metragens que abordam a política de genocídio que vem sendo aplicada nas periferias brasileiras como política de governo serão exibidos na 2ª edição do Cinema Crítico. Os filmes “Terra das Chacinas – Exceção Permanente” e “Chacina nas Periferias” serão exibidos no dia 13 de novembro, às 19h, no Armazém da Utopia.

A exibição será seguida de debate com a acadêmica, Coordenadora Regional da Plataforma Brasil Cidades, integrante da Comissão para a Equidade de Gênero no CAU/RJ, Tainá de Paula, com o pesquisador sobre temas de racismo e necropolítica, doutorando em Direito pela UFRJ, Fredson Oliveira Carneiro e também pela integrante do movimento Parem de Nos Matar e do Favela Cineclube, do Morro da Providência, Fátima Lima. O evento será mediado pela co-fundadora da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros da OAB/RJ (FEFUNN – RJ), Ana Carolina Lima.

LOCAL - O Armazém da Utopia é um centro cultural situado no bairro da Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Está instalado no Armazém 6 do Cais da Gamboa, em frente à Praça Muhammad Ali e próximo à Parada Utopia AquaRio do VLT Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário