sexta-feira, 23 de abril de 2010

UM MUNDO POSSÍVEL E NECESSÁRIO

No mês em que comemoramos o Dia Mundial da Água e a Hora do Planeta promovida pela WWF, temos muito com o que nos preocupar em relação ao mundo e, especialmente, ao nosso município. Campanhas sócio-educativas e participação popular serão importantes para que possamos ter cidadãos conscientes sobre a preservação dos recursos naturais. O total de água doce no mundo é de apenas 3%, sendo que 2% estão nas geleiras e 1% espalhada pelo mundo. O Brasil tem as maiores reservas de água doce do planeta através de seus longos rios e bacias hidrográficas importantes por todo país.


Em nosso caso, precisamos fortalecer campanhas em nosso município que possam ter qualidade para o presente e, principalmente, para o futuro. Os rios, lagos e água subterrânea precisam ser preservados. O lixo também tem ação de impacto e desequilíbrio, que geram poluições e contaminações.

Por isso, desenvolver o papel de um cidadão consciente é necessário e vital para a sustentabilidade. A agenda 21 precisa de fato ser implantada nas escolas, comunidades , associações, sindicatos e entidades para que possamos reavaliar o nosso pensamento e a nossa prática no cotidiano. O planeta está doente, o homem também.

Por tudo isso, procuramos através deste breve relato chamar a atenção da necessidade de mais atores juntarem esforços com vista à defesa do meio ambiente. O SINPRO - Sindicato dos Professores da rede particular - tem seu papel nessa formação. A educação como ferramenta para a transformação da sociedade terá caminhos e sonhos verdes. Precisamos semear o mundo possível e necessário, sustentável e solidário.

Cesar Gomes Araujo
Diretor do Sinpro Macaé e região


SINPRO Macaé e Região
Endereço: Rua Marechal Rondon, nº 08.
Bairro Miramar – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br

Seção Sindical – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292. Sala 10.
Bairro Centro – Rio das Ostras.
Tel: (22) 9832-1071/ 9823-5572
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário