domingo, 27 de junho de 2010

HOBSBAWN DISCUTE HOBIN HOOD




Em recente entrevista, o conhecido historiador inglês Eric Hobsbawn discute a atração exercida pela figura do fora da lei, na tradição de Hobin Hood, que “tira dos ricos para dar aos pobres”.

Esse fascínio viria de longe, sendo que hoje está tão atual a ponto de se fundar um novo campo de pesquisa, o “banditismo social” que analisa a prática de indivíduos ou grupos transgressores das leis vigentes, mas que são considerados “heróis”, pelas suas comunidades. Heróis, digamos, “marginais”.

Na história, como na ficção, existiriam vários desses casos e do lado brasileiro é citado por Hobsbawn o caso do cangaceiro Lampião, típico herói ambíguo.

Apesar de proscritos pelas autoridades instituídas, esses chamados “bandidos” têm seus feitos cantados em prosas e versos, tornando-se lendas vivas.

De orientação marxista e autor do conhecido livro “Era dos extremos”, Hobsbawn, hoje com 93 anos, vê nestes “bandidos sociais” como tendo uma função de compensar a fragilidade dos pobres diante da situação de “dominação de classes”.

Nos tempos atuais, no Brasil e no mundo, com a generalizada crise ética, não é de se estranhar que na “real politik” vigore a cultuação da conhecida “Lei de Gerson” – aquela que diz “Seja como eu, leve vantagem em tudo”.

O fenômeno do declínio do poder do Estado, em tempos neoliberais, tem favorecido versões atualizadas de certo “banditismo social”.

Ainda que em outro contexto tenham um dia vaticinado que “bandido bom é bandido morto”, esse herói atual está em alta, a ponto de continuar merecendo o fascínio diante de uma sociedade caracterizada de injusta, onde a maioria das pessoas tem pouco ou nenhum poder para sobreviver ou se proteger.

 Essa é mais uma das contradições dos tempos modernos, onde discursos que proclamam democracia e cidadania são tão comuns quanto pouco praticados.

Contribuição de Rosaldo Bezerra Peixoto

Professor e Conselheiro Fiscal do SINPRO Macaé e Região



SINPRO Macaé e Região

Endereço: Rua Marechal Rondon, nº 08.
Bairro Miramar – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br

 
Seção Sindical – Rio das Ostras

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto,nº3234
Bairro Nova Aliança/praia da tartaruga – Rio das Ostras.
Tel: (22) 9832-1071/ 9823-5572
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário