segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAÚDE DO PROFESSOR: A VOZ


Professores que apresentam elevada ocorrência de alterações vocais relacionadas com o uso da voz em atividades letivas é do conhecimento de todos. O problema chamou a atenção dos representantes desta categoria por comprometerem seu bem-estar vocal, ameaçarem seu rendimento profissional e a duração da carreira letiva.

A falta de preparo vocal, as condições inadequadas de trabalho e o uso excessivo da voz são os fatores causais mais assinalados em pesquisas. O professor, geralmente, conta com poucos recursos e muita responsabilidade. Um dos seus principais recursos profissionais é a comunicação por meio da voz. A voz do professor transmite o conhecimento, orienta, acolhe e educa.


Sintomas

- Enfraquecimento ou perda da voz no final do período diário de aula;
- Quebras na voz durante as explanações;
- Voz rouca por vários dias;
- Dificuldade em cantar ou modular a voz;
- Diminuição do volume da voz, gerando esforço para falar um pouco mais alto ou gritar;
- Voz mais grave do que no início da profissão;
- Necessidade de limpar a garganta, de pigarrear;
- Respiração curta enquanto fala;
- Dor na garganta
- Sensação de queimação na garganta;
- Esforço para falar;
- Tosse seca;
- Voz mais rouca na sexta-feira e boa qualidade após o descanso no final de semana.


Quanto maior o número de sintomas presentes, maiores indicativos da gravidade do desgaste vocal.


O que fazer?
Para preservar as cordas vocais é preciso desenvolver técnicas de relaxação, respiração e impostação, utilizando corretamente o aparelho fonador. Essas técnicas você encontra na Cartilha da Voz.


Preservando a voz durante as aulas:
No ambiente
- Controle o volume, não grite.
- Observe e diminua os ruídos ambientais.
- Nas aulas ao ar livre, o desgaste da voz é maior. Use apitos para chamar atenção, fale perto das crianças para dar ordens, organize antecipadamente a dinâmica para jogos, use megafone ou coloque as mãos em torno da boca. Mesmo para usar microfone é preciso conhecer a técnica vocal.


A postura
-Mantenha-se relaxado com a cabeça e o corpo retos, sem tensão.


Hábitos diários
-Use giz antialérgico se for quadro negro e limpe com pano úmido.
-Mantenha na sala de aula uma garrafa de água e beba alguns goles sempre que for possível.
-Evite fumar.
-Sempre que puder, utilize recursos didáticos e atividades de menor uso vocal.
-Aulas bem planejadas são mais fáceis de serem transmitidas.


O uso da voz
- Fale em intensidade moderada Articule com precisão as palavras. Lembre-se dos exercícios articulatórios.
- Use o intervalo entre as aulas como repouso vocal; fale menos, evite conversas ruidosas na sala dos professores.
- Cuidado com as comemorações. Sempre que possível, use microfone.
- Professor de Educação Física, procure executar as ordens separadamente dos exercícios

Veja a lei
De acordo com o Estatuto do Servidor Municipal do Rio de Janeiro, Lei Extraordinária nº 94, de 14 de março de 1979:

Art. 86- Quando se verificar, como resultado de inspeção médica pelo órgão próprio da Secretaria Municipal de Administração, redução da capacidade física do funcionário ou estado de saúde que impossibilite ou desaconselhe o exercício das funções inerentes ao seu cargo, e desde que não se configure a necessidade de aposentadoria nem de licença para tratamento de saúde, poderá o funcionário ser readaptado em funções diferentes das que lhe cabem, sem que essa readaptação lhe acarrete qualquer prejuízo.

§ 1º - Na hipótese a que se refere este artigo, o funcionário submeter-se-á obrigatoriamente à inspeção médica no término do prazo fixado para a readaptação.
§ 2º - Readquirida a capacidade física, o funcionário retornará às atividades próprias de seu cargo.
§ 3º - O Prefeito poderá transformar, sem aumento de despesa, o cargo do funcionário readaptado em caráter definitivo.

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