Tradicional instituição de ensino carioca, a FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), demitiu cerca de 17 mestres e coordenadores nesta quinta-feira, 30 de junho. De acordo com os alunos da instituição em entrevista ao Jornal do Brasil, não houve qualquer esclarecimento sobre os novos rumos da faculdade. Eles reclamam que as demissões foram feitas logo depois da contratação da empresa de consultoria Comatrix para gerir a faculdade. A empresa teria sido a responsável pela gestão da UniCarioca e da Estácio de Sá.
O presidente do Diretório Central dos Estudantes, José Roberto Medeiros, disse que “estão tentando transformar a Facha numa universidade qualquer. Esta faculdade nunca foi um lugar apenas para conseguir um diploma, mas sim para formação dos estudantes como cidadãos. Trata-se de um lugar para a democracia".
O professor Cid Benjamin foi um dos demitidos. Ele não vê com bons olhos as mudanças na instituição. "Ontem (quinta-feira), recebi um telegrama dizendo que os meus serviços não seriam mais necessários a partir do segundo semestre deste ano", conta. "Os professores demitidos são os que mais resistiram a este modelo de mercantilização do ensino".
Diretor das unidades Botafogo e Méier da Facha, Saulo Lino procurou o Jornal do Brasil nesta sexta-feira (1º) e informou que os cortes de professores fazem parte de algumas modificações pelas quais a faculdade deve passar. "Perdemos muitos alunos ao longo do último ano e, como qualquer empresa, estamos adequando o nosso quadro docente e administrativo às nossas necessidades. Precisávamos revitalizar o nosso quadro.", explicou Saulo.
Questionado sobre o fato de os professores demitidos serem os mais antigos da Casa e sobre uma possível venda da faculdade, o representante rechaçou as duas acusações de alunos. "Não houve preferência pelos mestres mais antigos. É mentira. Além disso, a Facha não pode ser vendida, porque é uma empresa privada de caráter filantrópico", finalizou.
* Em pesquisa feita pela Diretoria de Comunicação do SINPRO Macaé e Região foi constatado que a empresa Comatrix tem como clientes empresas do empresário Eike Batista e o grupo Pão de Açúcar.
Sede Macaé: Rua Marechal Rondon, nº 08 – Miramar - Telefone: Macaé 2772-3154
Subsede Rio das Ostras: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292, 3º andar - Sl. 02 – Centro
Rio das Ostras: 2764-6772
César (9832-1071) – Sandra (9823-5572) – Guilhermina (9966-9436) – Fábio
(9811-9619)
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com
Twitter: @sinpromacae
Filiado à FETEERJ e a CONTEE
Olá amigos da Facha,
ResponderExcluirDia 8 de Julho, às 11h, haverá uma reunião da Sindi-pro com os nossos professores demitidos. Acho que poderíamos nos unir em apoio a todos eles neste dia em frente a Sindi-pro, que fica na Rua Pedro Lessa, nº 35 – Cinelândia.
Podemos levar mensagens de carinho, paz e gratidão para retribuir tudo que estes professores fizeram por nós! Alguém topa?
Com amor,
Flor