terça-feira, 9 de maio de 2017

Roda de Conversa : 13 de Maio - Dia Nacional de Luta Contra o Racismo





Ainda há racismo e preconceito.
Há 129 anos, a princesa regente Isabel assinou a Lei Áurea numa tentativa de abolir a escravatura. Ao contrário do que se esperava, o 13 de Maio não é visto como uma data comemorativa sobre o fim de um longo período de sofrimento para a população negra. 
 
No dia 13 de maio de 1888, o país "abolia" oficialmente a escravidão, com a assinatura da Lei Áurea. O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão, que durou 350 anos, sem reparação. Os negros lutam por igualdade e o racismo pode ser visto nas diferenças salariais e nas condições de vida e moradia.

Pior. Há trabalho escravo e muita luta para combatê-lo.Um exemplo negativo é o Fracasso da PEC do Trabalho Escravo  simboliza bem a luta permanente.    "Trata-se de uma abolição inconclusa e inacabada. 
 
Somente para inglês ver. 
 
Mesmo a lei áurea tendo marcado “oficialmente” a passagem do negro da condição de escravo a cidadã(o), o que não garantiu nenhum direito da cidadania brasileira a esta parcela da população, que até os dias de hoje encontra-se em condições extremamente desiguais em relação a população branca, o movimento negro no Brasil não comemora o dia 13 de maio, mas tornou essa data o DIA NACIONAL DE DENÚNCIA CONTRA O RACISMO, e comemora o dia 20 DE NOVEMBRO COMO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, dia em que morreu Zumbi dos Palmares, mais um dia de luta para a luta de todos os dias.
 

Diretoria do Sinpro Macaé e Região



Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br

 
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 302
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário