quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

NOTA DE REPÚDIO ÀS DEMISSÕES NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ!


 




ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DIA 12/12 (3ª feira)  ÀS 17H,  NO AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS PETROLEIROS DO NORTE FLUMINENSE ( SINDIPETRO-NF)


O Sindicato dos Professores de Macaé e Região – SINPRO MACAÉ E REGIÃO   REPUDIA   a recente ação de demissão em massa da Universidade Estácio de Sá promovido após a provação da reforma trabalhista do governo Temer  - vem manifestar solidariedade aos professores e professoras da Universidade Estácio de Sá.

A Universidade Estácio de Sá, uma das maiores no estado do Rio de Janeiro , anunciou que vai demitir 1.200 professores, para, em seguida, recontratar ou contratar outros profissionais com menores salários. A razão de demissão, segundo a própria instituição, é a de que os professores demitidos “ganhavam uma remuneração acima do mercado”. Se a mesma pessoa é demitida e recontratada para fazer o mesmo trabalho, com a mesma qualificação, na verdade trata-se de redução de salário camuflada na forma de um novo contrato. Esta prática é proibida pela Constituição brasileira, que consagra, no Inciso VI do Art, 7º, a irredutibilidade dos salários.
Transformar a educação em mercadoria é colocar fim à possibilidade de uma real transformação da sociedade. Demitir professores que ajudaram a construir a instituição para contratar novos, com salários menores, desvaloriza a profissão docente, tão fundamental para a educação.
A Estácio de Sá, hoje um conglomerado empresarial ligado a uma multinacional do ensino, age com a lógica de uma instituição financeira, não de uma universidade preocupada com a qualidade da educação a ser oferecida aos seus alunos.
A educação como um todo perde na medida em que essas fábricas de alunos ganham. O mesmo se dá na saúde e o governo de Michel Temer deixa bem claro desde os primeiros dias que fará o possível para manter essas engrenagens bem azeitadas. Logo propôs uma “desvinculação das despesas obrigatórias” para estabelecer um “teto nas despesas públicas”, incluindo a educação.
A diretoria do Sindicato reitera que não medirá esforços para defender os direitos da categoria e a construção de uma educação de qualidade voltada para o desenvolvimento social com a valorização do trabalho.
Convocamos uma assembleia dos professores para o dia 12/12, terça-feira, às 17:00h , no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense , localizado à Rua Tenente Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro, Macaé, RJ.

Vamos debater juntos as medidas cabíveis e necessárias para enfrentar este quadro, contando ainda com o apoio da Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FETEERJ).
#Educação não é mercadoria!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !

DIRETORIA DO SINPRO MACAÉ E REGIÃO






SEDE MACAÉ 
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala110
Bairro:  Centro –  Macaé - RJ - CEP: 27.910-110 
Tel.: (22) 2772-3154

Horário de Funcionamento:  9h às 18h  ( Intervalo 13h às 14h) 

Email:  contato.sinpromacaeregiao@gmail.com 
 
Direção: sinpromacae.regiao@gmail.com
Jurídico: juridico.sinpromacae@gmail.com
Homologação:homologacao.sinpromacae@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário