segunda-feira, 21 de agosto de 2017

CONTEE | Curso Nacional de Formação Sindical e Gestão " aborda importância da capacitação e conhecimento para superarmos os desafios "




 

    Coordenador da Contee,  Gilson Reis, Professor Petta (CES) e a professora Guilhermina Rocha da Secretaria de Formação.

Aconteceu nos  dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado) , na sede do Sinpro São Paulo, o 1° Curso Nacional de Formação e Gestão Sindical promovido pela Secretaria de Formação da Contee, em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). 
 

  
Os temas abordados foram  relacionados ao movimento sindical, à conjuntura política e à gestão sindical. As aulas  tratadas  : origens do sindicato e história do movimento sindical brasileiro; concepções sindicais; gestão financeira das entidades sindicais; e a importância da formação sindical e do Planejamento Estratégico Situacional (PES).
 

Neste momento de crise, em que a luta entre capital e trabalho se mostra em plena evidência, o  coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, ressalta que o Curso de Formação é uma estratégia de fortalecimento das entidades para o enfrentamento, inclusive, dos ataques representados pela Reforma Trabalhista.


                                           Professor Augusto Petta do CES
 

 

No cenário político e econômico atual – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga que estão desempregados mais de 11 milhões de trabalhadores – o movimento sindical passa por uma crise.  Crise essa, na opinião de Guilhermina Rocha , que precisa ser superada por meio do protagonismo das organizações sindicais e da atuação ativa junto aos trabalhadores. E para superar os desafios deste momento, só há uma saída: procurar entendê-los. 



 Professora Guilhermina Rocha , diretora do Sinpro Macaé e Região

Professora Guilhermina Rocha coordenou o curso  avalia :  " A formação possibilitará aos sindicalistas e à base construir juntos melhores maneiras de superar a crise. Ela passa a ter um papel de maior protagonismo, por isso já saímos daqui pensando na próxima atividade. A grande maioria dos sindicatos não têm secretaria de formação, embora muitos de seus diretores se dediquem a essa área. Nosso objetivo é consolidar um trabalho nesse setor” disse a professora Guilhermina Luz Rocha diretora do Sinpro Macaé E Região.



O Curso contou com a participação  de 32 dirigentes,  de 14 sindicatos e  2 federações. O curso dirigido pelo CES interagiu bastante  com o grupo que geraram  perguntas e questionamentos sobre a atividade sindical e suas principais dificuldades nos dias de hoje e demais temas abordados no curso.
“Na conjuntura atual de constantes mudanças  no cenário político, social e econômico, os nossos  sindicatos, como toda e qualquer organização, têm que avançar na luta e na organização.




Para que isto aconteça, é preciso formular uma agenda de trabalho propositiva, preparar seus dirigentes, planejar a ação, organizar internamente, definir prioridades, incorporar novas demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, como saúde do trabalhador, políticas de gênero, políticas de raça/etnia, articulação como outros setores e outros movimentos, dentre outras” disse Guilhermina Luzia da Rocha.




O Coordenador Geral  Gilson Reias afirmou, que  a CONTEE tem o objetivo de colaborar com os seus sindicatos para uma gestão política, administrativa e financeira eficiente em todos os sentidos.


 As diretoras da CONTEE Nara  e Guilhermina no trabalho do grupo 
“A gestão sindical coletiva e participativa deve  necessariamente levar em conta as necessidades da base  e os recursos das entidades. Por isso, a parte financeira precisa ser pensada e trabalhada em consonância com a agenda das ações de organização e mobilização da categoria”, disse o coordenador.



 Professor Zambon representando o Sinpro SP
Esperamos que este curso  contribua para fortalecer as atividades sindicais no dia a dia junto às bases e para que o sindicato administre bem os recursos  financeiros e seu patrimônio, mas sem deixar de lado a participação institucional e política, a mobilização e a luta, concluiu a professora Guilhermina Rocha.



 No encerramento, os participantes se pronunciaram parabenizando a CONTEE através da Secretaria de Formação  pela iniciativa em promover um curso de tamanha importância para os envolvidos no processo de luta sindical que estamos vivendo no país.



Diretoria do Sinpro Macaé e Região
 
SEDE MACAÉ 
 
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala110
Bairro:  Centro –  Macaé - RJ - CEP: 27.910-110 
Tel.: (22) 2772-3154

Horário de Funcionamento:  9h às 18h  ( Intervalo 13h às 14h) 

Email:  contato.sinpromacaeregiao@gmail.com 
 
Direção: sinpromacae.regiao@gmail.com
Jurídico: juridico.sinpromacae@gmail.com
Homologação:homologacao.sinpromacae@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário