quarta-feira, 25 de julho de 2018

25 DE JULHO – DIA DA RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO DAS MULHERES NEGRAS


Neste 25 de julho - Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela – é o momento de evidenciar o protagonismo das mulheres negras na promoção dos Direitos Humanos e na luta por mais direitos sociais. Esta data é reconhecida pela ONU.

Esta é uma causa dos movimentos sociais e o Sinpro Macaé e Região também apoia a resistência contra estas desigualdades sociais, genocídio, racismo e sexismo. É preciso impedir que a contrareforma do governo golpista, um desmonte da CLT, distancie ainda mais os negros e indígenas do acesso por meio das oportunidades de trabalho.

Conforme faz parte da história, esta data foi oficializada em 1992, quando um coletivo de mulheres negras organizou o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. Aqui no Brasil, a data foi oficializada, em 2014, e teve como referência a líder quilombola Tereza de Benguela, personagem central da resistência negra no Brasil colônia.

Desde então, a data tem servido para refletir e lutar contra as desigualdades sociais de gênero e raça, seja na hipersexulização dos corpos, violência doméstica e mortalidade materna. Estas são só alguns dos motivos pelo qual as mulheres negras precisam de um dia específico. O Mapa da Violência 2015, por exemplo, apontou o crescimento de 54% do homicídio de mulheres negras em contraposição à 10% de diminuição dos de mulheres brancas. Resultado ainda o período de escravidão do Brasil, que terminou há anos, mas traz efeitos nos dias de hoje.

A luta é grande, por isso, a mobilização precisa ser ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário