segunda-feira, 30 de julho de 2018

Sinpro promove roda de conversa que valoriza a história das mulheres negras



Evento acontecerá no dia 4 de agosto, em Rio das Ostras, e terá ainda a oficina de turbantes

A história e a representatividade da mulher negra serão alguns dos assuntos da roda de conversa promovida pelo Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Macaé e Região. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americano e Caribenha e ao Dia de Tereza Benguela, acontecerá no sábado, dia 4 de agosto, das 10 às 13 horas, na Confraria do Jamelão, em Rio das Ostras. O evento é aberto ao público.

"Mulheres negras contam sua história” será o tema da roda de conversa. Na programação está ainda a oficina de turbantes “A força da identidade negra e seu empoderamento”.  De acordo com umas das diretoras do Sinpro Macaé e Região, Rosilene Macedo, com o evento o Sinpro, enquanto movimento social, reforça a sua responsabilidade de levantar temas que são urgentes na sociedade. “O Sindicato tem um papel preponderante para levantar temas importantes para a atuação e formação do professor. Aproveitamos este dia para abordar as políticas de afirmação das mulheres negras, valorizando a formação de nosso povo. Falaremos da questão da violência crescente, da desvalorização desta mulher no mercado de trabalho, entre outros. Isso é importante para desenvolvermos nosso conhecimento”.    

Rosilene lembra que trazer a memória de Tereza de Benguela, uma mulher de resistência, que para muitos é desconhecida, é bem especial. “Ela foi uma mulher à frente de seu tempo e construiu um verdadeiro império, tanto que era chamada de Rainha Tereza. Nós professores gostamos de diálogo e precisamos estar nestas conversas sobre e para a educação”.

De acordo com o Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, no Brasil as mulheres negras são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das famílias negras e recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas. Já segundo o Infopen Mulher em cada três mulheres presas, duas são negras num total de 37, 8 mil detentas. Ao mesmo tempo, o quadro diretivo das maiores empresas no Brasil, as negras são apenas 0,4% das executivas, apenas duas num total de 548 executivos e executivas. Na política, como levantou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres negras são menos de 1% na Câmara dos Deputados. Dos 513 parlamentares, 52 são mulheres, sendo 7 negras. “A ação fortalece não só a mulher negra como a mulher de uma forma geral. É preciso que todos se sintam representadas. Ocupar estes espaços é uma forma de ver a expressão das pessoas e pensar em novas políticas públicas eficazes”, finalizou o presidente do Sinpro Macaé e Região, Cesar Araújo.   

A Confraria do Jamelão fica localizada na Rua Vitória, quadra 17- Lote 02 - Recreio, Rio das Ostras.

SERVIÇO
Roda de Conversa "Mulheres negras contam sua história”
Dia: 04 de agosto
Horário: 10 às 13 horas
Local: Confraria do Jamelão (Rua Vitória, quadra 17- Lote 02 - Recreio,
Rio das Ostras)
Evento aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário