terça-feira, 3 de maio de 2016

MOVIMENTO #OCUPAESCOLA CRESCE NO RIO DE JANEIRO.




A exemplo do que já ocorreu em outros estados , como São Paulo e Porto Alegre, estudantes do Rio iniciaram o movimento #Ocupa Escola . Atualmente, somam-se mais de 70 escolas ocupadas pelos seus respectivos alunos, que mostram um incrível poder de mobilização e engajamento. 

Os estudantes secundaristas do estado do RJ ocupam escolas públicas contra a proposta do Governador Pezão ( PMDB) . O movimento teve início após o corte de verbas do governador , em virtude da crise administrativa de sua gestão. Com isso, os estudantes decidiram não aceitar o sucateamento da educação e ir à luta por mais democracia e infraestrutura, pautas antigas de todos alunos do estado e por melhorias individuais de cada escola.

Belos exemplos estamos presenciando do movimento # Ocupa Escola que estão revolucionando a educação pública do estado do RJ.A rotina da escola impressiona pela incrível organização  dos estudantes , que se dividiram em comissões de comunicação, limpeza , segurança, entre outras , e contam com o apoio de coletivos, de ex-alunos e professores para realização das oficinas. 

Os estudantes tem recebido apoio com doações de alimentos e produtos de higiene pessoal . O movimento #OcupaEscola já chegou a 20 municípios do estado do RJ e mostrar que as escolas participantes têm em comum o apoio incondicional à GREVE dos Profissionais da Educação e aos terceirizados , que estão com salários atrasados.

Mesmo sem aulas formais , o aprendizado destes estudantes parece ser imenso, graças à vivência política que têm a oportunidade de praticar . Mais do que um exemplo de organização , o  #OcupaEscola vem dando aula de resistência , participação coletiva e cidadania. 

O Sinpro Macaé e Região parabeniza e apoia o movimento dos estudantes , que demonstram uma grande capacidade de luta e mobilização em torno dos ideias. 

Pela Defesa da Educação Pública Gratuita e de Qualidade.



Diretoria do Sinpro Macaé e Região.
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário