quinta-feira, 20 de outubro de 2016

NOTA DE REPÚDIO : Sinpro Macaé repudia demissão arbitrária de professores




NOTA DE REPÚDIO
            
                         Sinpro Macaé repudia demissão arbitrária de professores

O Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região), que representa os professores do ensino privado, repudia a atitude arbitrária da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, de Macaé, que está demitindo os professores nesta data. 

O sindicato questiona a alegação para essas demissões. Será por que os professores estão cobrando os seus direitos? Ou por que denunciaram as irregularidades da instituição de ensino, que atrasa o pagamento dos professores, não paga férias e 13º salário de dois anos (2014 e 2015), ausência do depósito do FGTS   e ainda descumpre vários itens da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)?

O Sinpro Macaé e Região já notificou extrajudicialmente a escola,  encaminhou o pedido de fiscalização junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)  e  já chamou a escola para  reunião para providenciar a regularização  de suas pendências trabalhistas. 

Para o Sinpro Macaé e Região, uma instituição que não cumpre os direitos dos trabalhadores demonstra incapacidade administrativa e incompetência pedagógica com consequências graves para os responsáveis. 

Além disso, a decisão unilateral de demissão prejudica a vida acadêmica dos alunos, contraria os anseios dos pais e mães, e atinge a própria imagem da instituição. Por fim, comete um ato de covardia e injustiça contra os seus trabalhadores.

 O desejo insano de demitir docentes ao final do período letivo rompe e contradiz o compromisso da estabilidade empregatícia junto aos docentes, e o compromisso pedagógico com seus alunos, pais e responsáveis. 

Macaé, 20 de outubro de 2016

Sindicato dos Professores da Rede Particular de Macaé  e Região

 Diretoria do Sinpro Macaé e Região.

Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

 
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772
Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:

Um comentário:

  1. Em relação a NOTA DE REPÚDIO, vimos destacar que:

    1) as demissões feitas, nesta data, não foram pelo motivo de cobrança de direitos, uma vez que temos condições de provas através de atas e de inúmeras reuniões feitas com o corpo docente de todas as tratativas para uma saída legal (pagamentos) dentro da atual crise porque passa a região atual - a instituição como um todo tentando manter-se em atividade com o apoio do seu corpo docente e técnico administrativo.

    2) Em relação a notificação extrajudicial já foi respondida ao Sindicato.

    3) Todos os esclarecimentos serão feitos junto a todas as autoridades competentes.

    4) Não há prejuízo pedagógico aos alunos, uma vez que o processo administrativo e pedagógico é previsto no Regimento Escolar, na Proposta Político Pedagógica e a substituição de professores em qualquer época do ano letivo faz com que a instituição de obrigue a continuar o projeto anterior para o ano qualificando outros profissionais para a continuidade das aulas, sem qualquer prejuízo aos corpo discente da instituição.

    5) Em relação a ausência de FGTS foi conversado com a Conselheira Guilhermina, na data de ontem, sobre o direito estabelecido na Lei O parcelamento é a alternativa dada aos empregadores em débito com as contribuições estabelecidas na Lei nº 8.036/90 e na LC nº 110/2001 para regularização da sua situação de inadimplência, dentro de parâmetros que atendam a capacidade de pagamento e a priorização no recebimento e depósito dos créditos devidos nas contas vinculadas dos trabalhadores.

    6) Em relação a que "Para o Sinpro Macaé e Região, uma instituição que não cumpre os direitos dos trabalhadores demonstra incapacidade administrativa e incompetência pedagógica com consequências graves para os responsáveis ", é uma opinião deste prestigiado órgão, que respeitamos, mas ousamos discordar, por não ser a verdade.

    7) Por fim, foram dispensados 3 professores.

    8) A nota de repúdio deveria, com todo respeito, repudiar também a situação referente à Sra. Guilhermina, que retirou professores da sala de aula, deixando os alunos menores sem professores, e encaminhando-os ao SINPRO, sem necessidade, pois estava sendo atendida com todo o respeito dentro das instalações da Escola. E a equipe 'incapacitada administrativa e pedagógica" conseguiu manter a aula sem qualquer interrupção, para não prejudicar, nem os alunos, nem os responsáveis. Com o devido respeito, qual a preocupação com os alunos neste caso CONCRETO?

    A Escola Técnica José Rodrigues da Silva não esconde da sociedade, que como um todo, vem passando por situação financeira dificultosa, e tentando manter-se não por orgulho próprio, mas pelas dezenas de pessoas diretas e indiretamente que seriam afetadas em caso de uma ruptura de seu funcionamento, que não ocorrerá. As dificuldades inerentes a maioria das empresas, instituições e escolas da região serão sanadas com o apoio e participação efetiva da sociedade num plano que envolva o respeito ao direito dos trabalhadores e a instituições e empresas, e não de formas como esta nota de repúdio, que não traz elementos verdadeiros em sua comunicação.

    Nenhum órgão deve se sentir superior a outro neste momento de crise. É momento de entendimento e conciliação, mas, desta forma que estão agindo, infelizmente, beligerante, parecendo mesmo que desejam o insucesso como fator preponderante de suas vitórias.

    É uma pena.

    Newton Rodrigues Junior
    Diretor Jurídico

    ResponderExcluir