domingo, 4 de novembro de 2018

Eleição Sindical : Chapa 1 "Resistir, Luta e Avançar para o triênio 2018-2021". Conheça a sua plataforma.








1          Chapa 1 única: Resistir, luta e avançar para o triênio 2018-2021.

      A chapa 1 - tem o compromisso com os professores e a luta pelos direitos e a preservação das conquistas de direitos . A Chapa defende um sindicato de luta , para assegurar as conquistas do nosso direito , para preservar a nossa dignidade.

 
Plataforma da Chapa 1:
“RESISTIR, LUTAR E AVANÇAR


1) ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO SINDICAL
Um sindicato forte, além de suas lutas corporativas, exige uma estrutura administrativa organizada e reformulada para atender as demandas da categoria. Nosso compromisso é o fortalecimento da capacidade do sindicato para atingir seus fins maiores: a defesa da categoria, as causas da educação de qualidade e toda luta da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

 2) FORTALECIMENTO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO
 Com o descumprimento das leis pelos empresários do ensino cada vez mais generalizado, o modelo tradicional do  sindicato para o campo jurídico se mostra pouco ágil e eficiente. Por isso, a reestruturação do setor é urgente, adequando-o às novas demandas da categoria. Além de se procurar modernizar o atendimento jurídico com a ampliação da utilização das ferramentas da informática.

3) SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA
Para adequar a política de finanças do Sinpro Macaé e região à nova realidade, garantido transparência e gestão equilibrada de recursos, algumas medidas precisam ser implantadas, como o orçamento participativo e a reestruturação do processo de arrecadação com campanhas permanentes de filiação e  para ampliar os recursos disponíveis, além de priorizar as despesas voltadas para o movimento.

4) CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DO PROFESSOR
Além dos baixos salários, outro ponto que compromete a qualidade da ação educativa são as precárias condições de trabalho e saúde do professor. Por isso, torna-se necessária uma campanha institucional com o objetivo de alertar a categoria para os problemas de origem psicossomática e cobrar das instituições patronais solução para os mesmos, com destaque para violência nas escolas, precarização do trabalho e situações de estresse profissional, como o caso da síndrome de Burnout.

5) FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA
Entendemos o professor como profissional da educação e da cultura. Daí porque necessitar de uma formação continuada, para além da iniciada nas universidades, para se manter permanentemente atualizado e em sintonia com os desafios da sociedade contemporânea. Assim, entendemos também ser o sindicato um espaço privilegiado de reflexão política e de produção do conhecimento, tendo na luta política seu principal motor para transformação da vida. Propomos também estabelecer parcerias e convênios com universidades públicas e outras entidades sindicais, visando possibilitar a constituição de um centro de formação política e sindical.

6) COMUNICAÇÃO
Sem abandonar os veículos tradicionais de comunicação sindical como boletins, cartilhas, murais e panfletos, o Sinpro  Macaé e Região adotou nesta última gestão novas ferramentas tecnológicas hoje já disseminadas em outros setores.  Nossa proposta  é ampliar o alcance da comunicação e do conhecimento, para informar e formar mais intensamente os profissionais da educação, inclusive no seu local de trabalho. Para isso, os esforços da nova diretoria em buscar inserir o sindicato nas mídias alternativas, além das redes sociais.

7) APOSENTADOS(AS)
A defesa dos direitos dos aposentados deve caminhar pari passu com a dos direitos dos profissionais da ativa, pois estes últimos ao fim da sua trajetória profissional caminham para a aposentadoria, que se deseja estável e segura. Daí porque a luta conjunta da categoria ser  necessária, visando os interesses e as reivindicações comuns, sendo urgente o resgate do setor para as lutas mais cotidianas da educação. Assim, propomos a organização de um comissão de aposentados(as) de atuação permanente.

8) PARCERIAS COM AS  UNIVERSIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS
O Sinpro Macaé e região tem para o próximo período o desafio de fortalecer as lutas  com os movimentos sociais e políticos progressistas e democráticos em defesa da escola pública, como dos serviços públicos, em geral. Além de buscar resgatar o papel social da educação e do educador. Para isso, o nosso compromisso de promover e participar de alianças estratégicas junto a diferentes fóruns, tendo em vista organizar futuras conferências e encontros de educação, cultura, arte, comunicação, saúde etc. São também bem-vindas parcerias com universidades públicas, em especial para contribuir com o sindicato no protagonismo da luta  e em defesa dos direitos da categoria.

9) REIVINDICAÇÕES E LUTAS SALARIAIS
Nossa plataforma tem como princípios fundamentais a correção justa dos salários com reajustes reais, a manutenção e a ampliação das cláusulas sociais. É também prioritária a elevação do valor da hora-aula e do piso da categoria. Outros pontos se fazem prementes como combater a meritocracia, a mercantilização e a financeirização da educação. Ampliar a pauta reivindicatória e defender a elevação e unificação do piso profissional. Lutar contra o assédio moral, o excesso de estudantes em sala de aula e pressões das direções e dos pais de alunos sobre os professores, entre outros problemas. Atenção especial para as armadilhas da Educação à Distância (EAD). Combater e denunciar a privatização da rede pública, as parcerias público-privadas, contratos com as organizações sociais, promovendo a defesa da escola pública, gratuita, democrática, laica, universal e de qualidade social.

10) PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Como defendido em pontos acima, o Sinpro Macaé e região deve protagonizar junto a outras entidades da sociedade civil local a luta em defesa da educação para a população, em especial para os segmentos mais necessitados, quando o setor privado além de oferecer serviços precários não deixa de cobrar preços, não raro extorsivos. Por  isso, o sindicato deve primar pelo seu compromisso e competência junto aos órgãos públicos no sentido de cobrar e pressionar que se cumpram as determinações legais em defesa do contribuinte e do consumidor que, além de pagar impostos, tem que arcar com despesas em área social essencial, como a educação, que deveria ser prioridade das políticas públicas e dos políticos eleitos com base em promessas muitas vezes demagógicas e não cumpridas.



 Imagem relacionada

   
NOS DIAS 06 e 07 DE NOVEMBRO de 2018

VOTE E  FORTALEÇA O SEU SINDICATO!


Chapa  Única 1 :
“Resistir , Lutar e Avançar.”

Diretoria Executiva: 


Presidente: Guilhermina Luzia da Rocha.

Vice-Presidente: Ivânia Ribeiro.

Secretaria Geral: Cesar Gomes Araujo.

1º Tesouraria: Rosilene do Carmo Macedo Conceição

2º Tesouraria: Fábio Silva da Rocha.

Diretoria de Educação e Cultura:  jimena Gallegos Sepulveda

Diretoria de Comunicação: Leonardo Seabra Puglia



Suplente da Diretoria Executiva:

Rosaldo Bezerra Peixoto

Ana Maria Pinto.


Conselho Fiscal:
Conselheira: Dulce Helena Nascimento Francisco

Conselheira: Catia Ferreira Fernandes Lei

Conselheiro: Paulo Sergio Pereira Neves



FEDERAÇÃO

Jean Cerqueira

Eleições nos dias: 06 e 07 de novembro de 2018


SINDICATO DOS PROFESSORES DE MACAÉ E REGIÃO 





Nenhum comentário:

Postar um comentário