segunda-feira, 5 de novembro de 2018

MANIFESTO DA CHAPA 1 Resistir, Lutar e Avançar!



Reafirmar o papel do SINPRO MACAÉ E REGIÃO nas lutas

Vivemos tempos difíceis de ataques aos direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora, que se acirraram em intensidade e velocidade desde o golpe institucional, jurídico e midiático de 2016 até este último resultado eleitoral.

Com combatividade e autonomia, a chapa 1 Resistir, Lutar e Avançar  apresenta-se com o compromisso de lutar em defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade e dos direitos dos/as professores/as  da Educação Infantil ao  Ensino Superior, da Rede Particular de Ensino, que compõem a base do nosso sindicato.

No Sinpro Macaé e Região, a direção atual tem posicionamentos claros e são todos eles sempre em prol do trabalhador, de nossa categoria. Durante esta última gestão, o Sinpro não se furtou a erguer-se contra a tentativa de aprovação da Lei da Mordaça; contra governos que oprimem os trabalhadores e trabalhadoras; na defesa da greve de trabalhadores de outras categorias, em apoio à juventude que se organiza por seus direitos; na defesa de moradia para todos, contra a repressão policial, que maltrata jovens na periferia; contra o “ajuste fiscal” de Dilma e as contrarreformas de Temer; entre inúmeros outros temas.

Desta mesma forma, a política atual do Sinpro Macaé e Região se faz naRESISTÊNCIA, o que coloca o Sindicato na linha de frente na articulação de ações contra as políticas do desgoverno golpista de Temer, que precariza os nossos postos de trabalho. Isso deixou o trabalhador em situação de desvantagem em relação aos empregadores. Mas, reafirmamos que lutamos pela resistência.

Nosso desafio é dar continuidade às lutas para barrar os projetos de desmonte da Educação, bem como dos direitos sociais. Em tempos de crise estrutural do capital, as frações hegemônicas da burguesia impõem o avanço de políticas de austeridade para a classe trabalhadora, que se expressa, por exemplo, nas orientações do Banco Mundial para a cobrança de mensalidades nas instituições de ensino superior públicas. Ao esmo tempo, o crescimento da mercantilização da educação superior como uma estratégia do mercado e fortalecimento das empresas educacionais.

Também estamos na luta pela revogação da Emenda Constitucional 95 (a Lei do teto dos gastos públicos), contra a Reforma do Ensino Médio, os projetos da Escola sem Partido, o desmonte das Universidades públicas em nosso País. Não podemos aceitar este retrocesso educacional e social.

Nos últimos dois anos, o Sinpro Macaé e Região foi importante na organização da greve geral, nas cidades onde atua e nas ações em Brasília, onde tentamos barrar as aprovações dos projetos de leis que resultaram na Emenda Constitucional 95/2016 (que congela os investimentos sociais por 20 anos) e da Reforma Trabalhista. Também fomos protagonistas no processo de organização: o “Ocupa Brasília”, um dos maiores atos nacionais que mobilizou manifestantes lutando pelo “Fora Temer! ”.

Entendemos que valorizar a carreira dos professores é defender melhores condições de trabalho, política salarial que recomponha nossas perdas e política de aposentadoria integral.

Finalmente, podemos reafirmar que nós da Chapa 1 – “Resistir, Lutar e Avançar”defendemos a manutenção da política de solidariedade de classe que resulta no apoio aos mais diversos movimentos sociais como MST, MTST, Movimento Estudantil e a Auditoria da Dívida.

Para tanto, reivindicamos um sindicato cuja força e representatividade se ancora no seu enraizamento na base, em sua autonomia frente a governos, partidos e administrações. Nossos princípios são a autonomia sindical, a democracia interna, a organização pela base e a combatividade de classe.

Frente a uma conjuntura tão adversa, acreditamos que a unidade na luta é um imperativo para a reorganização da classe trabalhadora. Por esta razão, reivindicamos que nossa categoria tenha oportunidade de debater e decidir sobre nossa atuação junto com outras entidades de luta a nível nacional. O Sinpro Macaé e Região com seus 24 anos de existência e luta sindical nunca se filiou a uma Central. Consideramos que esta conjuntura exigirá de nós esta organização para o fortalecimento de nossa RESISTÊNCIA.

Para que a nosso sindicato cumpra esse desafio, precisamos decidir se vamos participar de instâncias sindicais. Ao mesmo tempo, é necessário estar ao lado dos movimentos sociais e sindicatos combativos que não se encontram organizados, fortalecendo a unidade para lutar.

Por isso, é fundamental que as companheiras e os companheiros contribuam para que o SINPRO MACAÉ E REGIÃO continue com seu compromisso com a luta da categoria e a defesa de um sindicato democrático, autônomo e de luta.

Para barrar os retrocessos, garantir os direitos de trabalhadoras e trabalhadores, avançar na defesa da democracia, da educação, laica, crítica, autônoma e na melhoria das condições de trabalho dos/as docentes, a Chapa 1 Resistir, Lutar e Avançar se apresenta, organizando a luta a partir da base e com autonomia.

Nenhum direito a menos!


CHAPA 1 RESISTIR, LUTAR E AVANÇAR!

Eleição  Sinpro Macaé e Região – Triênio:  2018-2021


Nominata:    “Chapa  1  RESISTIR,  LUTAR  e  AVANÇAR ”
 Diretoria Executiva:

Presidente: Guilhermina Luzia da Rocha
Vice-Presidente: Ivânia Ribeiro
Secretário: Cesar Gomes Araujo
Tesouraria: Rosilene do Carmo Macedo Conceição
2º Tesouraria: Fábio Silva da Rocha
Diretoria de Educação e Cultura:  jimena Gallegos Sepulveda
Diretoria de Comunicação: Leonardo Seabra Puglia

Suplente da  Diretoria  Executiva:
 Rosaldo Bezerra Peixoto
Ana Maria Pinto

Conselho Fiscal
Conselheira: Dulce Helena Nascimento Francisco
Conselheira: Catia Ferreira Fernandes Lei
Conselheiro: Paulo Sergio Pereira Neves
 
FEDERAÇÃO
Jean Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário