sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Sinpro Macaé e Região apoia Festa da Literatura e Cultura de Rio das Ostras



Em 2018, evento vai homenagear Conceição Evaristo e Chico Buarque a partir de 30 de novembro

A partir do dia 30 de novembro, Rio das Ostras receberá a quarta edição da Festa da Literatura e Cultura (FLIC). Neste ano, o setor da educação apoiará o evento, demonstrando o compromisso para a disseminação do conhecimento e valorização da arte. Nesse sentido, o Sindicato dos Professores de Macaé e Região declarou o apoio à FLIC, que será realizada na Escola Municipal Padre José Dilson Dorea, no bairro Âncora. A entrada é gratuita.

O objetivo do evento é reunir artistas, escritores, músicos, fotógrafos, estudantes, produtores e membros da comunidade. Na programação, que pode ser acessada pelo link www.facebook.com/flic.riodasostras, o público poderá participar de feira de livros, apresentações teatrais, apresentações musicais, saraus, exibição de filmes, oficinas e workshops, palhaçaria e roda de conversa.

De acordo com a presidente do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha , a transformação social causada pela aquisição de conhecimento por meio da leitura está alinhada aos princípios do Sindicato. “Lutamos pela educação de qualidade e valorização do conhecimento. A FLIC é uma destas ferramentas. A leitura liberta as pessoas e proporciona uma visão de vida muito importante, auxiliando na interpretação de nossas realidades”, disse.

Segundo o coordenador da FLIC, Leo Mania, a literatura, por si, é uma grande ferramenta de expressão de ideias. “Seja por meio de crônicas, artigos, fanzines ou mensagens de texto, escrever é um ato de libertação da criatividade, e propaga o compartilhamento do conhecimento. Esperamos que o evento promova espaços dinâmicos de interação, participativos, agradáveis e multiculturais”.

HOMENAGEADOS - Neste ano, os grandes homenageados serão Chico Buarque e Conceição Evaristo, grandes expoentes da literatura popular brasileira. Conceição, é ganhadora dos prêmios: Jabuti de Literatura 2015, Faz a Diferença - Categoria Prosa 2017 e Prêmio Cláudia - Categoria Cultura 2017. Concorreu, recentemente, a uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras (ABL). Já Chico Buarque é um músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.

A FLIC – O evento começou a ser realizado em 2015 por um grupo de amigos, chamado Movimente-se, no bairro Âncora. Neste ano, homenageou o esquecido “poeta do povo”, Solano Trindade, um dos primeiros negros da história do Brasil. Em 2016, homenageou Cora Coralina, além de fazer referência à poesia do Mestre Cartola aos Cem anos do Samba. No ano passado, foi Ariano Suassuna, romancista, dramaturgo, ensaísta, poeta e professor que foi lembrado. “A FLIC nasceu com a perspectiva de descentralização da cultura. O bairro Âncora precisava ter acesso aos mecanismos de cultura, colaborando para a formação de pensadores. Onde a cultura entra são reduzidos índices de violência, assassinatos e consumo de tráfico”, finalizou Leo Mania.

SERVIÇO
Festa da Literatura e Cultura (FLIC)
Escola Municipal Padre José Dilson Dória, Ruas da Camélias - Âncora
De 30 de novembro a 2 de dezembro
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário