domingo, 4 de setembro de 2016

Como explicar as crianças sobre a síndrome de Down?



Ao contrário do que normalmente se pensa e medos que são infundidos compartilhar com as crianças sobre a diversidade humana enriquece a nossa visão e conhecimento do mundo. No entanto, é preciso explicar aos nossos filhos estas diferenças com mensagens que eles entendem, e acima de tudo, ensinar pelo exemplo.

Como podemos explicar o que é a síndrome de Down?

Deve-se levar em conta o estágio de desenvolvimento em que a criança esta. Nós não podemos dar um argumento científico, mas também não podemos inventar uma “história” irrealista sobre o assunto.

Podemos nos concentrar em diferentes características que vemos nas dificuldades apresentadas ou nas habilidades únicas que têm. Qual olhar pretendemos enfatizar?

Como as crianças aceitam essas diferenças?

Sem mediação social, as crianças aceitam ou rejeitam os outros com base em como eles fazê-los sentir. O modelo apresentado pelos pais serão reproduzidos fielmente por nossos filhos.

Qual o papel que os professores e sociedade?

A segunda “pessoa modelo” para os nossos filhos são seus professores, especialmente na idade das crianças e dos primeiros anos do ensino primário. A maneira em que o professor aborda a questão das diferenças, o envolvimento, a proximidade com os filhos, etc., será fundamental na evolução da classe.



Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário