domingo, 11 de setembro de 2016

Espetáculo infantil aborda a inclusão social nas salas de aula



                                       Legenda: Espetáculo "Cadê o amor que estava aqui?"



O espetáculo infantil “Cadê o amor que estava aqui?”, do Centro de Integração de Artes Vivas Iniciação e Pesquisa (Ciavip), se apresentou no Clube da União de Arujá e abordou de maneira divertida temas como inclusão social, respeito ao próximo e amizade. 

Realizado pelo Instituto CCR NovaDutra, em parceria com o Ciavip, do Ministério da Cultura, e Secretaria Municipal de Educação, o espetáculo faz parte do projeto Caminhos para a Cidadania, que já existe há mais de 10 anos e atende centenas de municípios da região Sudeste do País.

A peça entrou no universo infantil a partir da história de um professor com deficiência visual que luta por um mundo melhor, formado por cidadãos conscientes. 

O trabalho tem como objetivo auxiliar as escolas na conscientização sobre assuntos que dizem respeito a trânsito e meio ambiente, bem como a outros temas relevantes presentes na sociedade.

O ator André do Valle (professor Gerônimo na peça), que é deficiente visual na vida real, relata que o teatro mudou sua vida, aumentando sua autoestima e provando que a deficiência não é capaz de limitar a capacidade das pessoas.

“O teatro me ajudou demais. Somos educados segundo modelos de comportamentos e nenhum de nós é capaz de se adequar a todos os modelos que nos são impostos”.André ainda afirma que “deficiência não é defeito”. “Eu percebi que tenho qualidades muito maiores do que as qualidades que o padrão de comportamento pede”, conclui. 

Para a secretária de Educação de Arujá, Maria Goretti Aguiar Alencar, “o projeto é muito bacana, e da mais alta qualidade, levando para as crianças reflexões interessantes”. Segundo explica Ariane Teles, representante do Instituto CCR NovaDutra, o Caminhos para a Cidadania visa formar “agentes multiplicadores e de transformação, pessoas que façam a diferença no mundo”.


Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário