quinta-feira, 21 de junho de 2018

Políticas pedagógicas precisam estar alinhadas por uma educação não sexista





Tema é lembrado no internacionalmente no dia 21 de junho

Hoje, dia 21de junho, é celebrado o Dia da Educação Humana Não Sexista. A data se torna ainda mais importante, principalmente, na atualidade quando estão em alta as discussões das relações de gênero, cidadania, respeito e educação. Aliás, nós do Sinpro acreditamos que os avanços neste tema passam, principalmente, pela educação formal, feita na escola.

Entendemos que construir uma educação não-sexista, entre homens e mulheres, é fundamental para o combate ao preconceito, fortalecendo a democracia. O sexismo é um ataque, principalmente, ao direito das mulheres, seja em qual fase da vida for eliminando as condições reais de igualdade em nossa sociedade.

A educação é transformadora em todos os sentidos e os educadores precisam aprender a lidar com estas diferenças sem transformá-las em desigualdades. Isso porque, por anos, a educação formal criou uma sociedade onde meninos e meninas são criados para ter um estereótipo predeterminado, limitando as suas diferenças na questão do sexo e físicas, nas quais as características são apresentadas como opostas e hierarquizadas. Destacamos que as mulheres sempre ocupam posição inferior nesse modelo.

Quantas vezes não escutam que isso é coisa de menino e aquilo é coisa de menina; que rosa é cor de mulher e azul de homem; que determinado brinquedo só pode ser utilizado pelas moças. A escola enquanto instituição tem todos os instrumentos para mudar isso, eliminando piadas machistas, situações constrangedoras e o assédio. Para isso, é primordial alterar a forma como se lida com a sexualidade.

Sabemos que as lutas corporativistas são grandes, mas os movimentos sociais precisam se engajar para que as políticas pedagógicas eliminem as diferenças, apontadas como desigualdades de gêneros. O objetivo é contribuir para uma vida de respeito e por uma sociedade mais justa.

Em tempo, o Sinpro repudia a atitude dos torcedores brasileiros que vergonharam o nosso País na Rússia, ao constranger a torcedora russa. Qualquer forma de machismo, preconceito e feminicídio devem ser combatidos com educação e formação cidadã.




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário