Cidade Universitária, onde está localizada o campus da UFRJ Foto: Prefeitura de Macaé |
Ação trará reflexões
que colaborarão para a formação de professores e também para uma sociedade mais
crítica
Uma parceria entre o Sindicato dos Professores (Sinpro) de
Macaé e Região e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, vai
possibilitar a formação de professores ainda mais cientes do papel da educação
para a construção do conhecimento. As duas organizações já trabalharam na
criação do projeto de uma roda de leituras e estudos sobre as contribuições do
autor Paulo Freire para as práticas pedagógica. O convite aconteceu no final da
Semana do Meio Ambiente, produzida pelo Sindicato neste mês. A atividade será
gratuita.
O Sinpro e a UFRJ em Macaé formalizam a ação para que em
breve as inscrições sejam lançadas. O objetivo é pensar na atualidade sobre o
que foi escrito pelo autor, encontrando ou não as similaridades e aplicabilidade
nos dias de hoje. Além dos estudantes da universidade, principalmente os de
licenciatura, poderão participar todas as pessoas da comunidade que tenham
interesse em se aprofundar e dar colaborações sobre os textos.
De acordo com o presidente do Sinpro Macaé e Região, Cesar
Gomes, o projeto de extensão será de grande relevância para os professores da
rede pública e particular. “Buscamos sempre boas parcerias que colaborem para a
formação e dos nossos profissionais e para uma educação e um pensar críticos
dos fatos que acontecem na atualidade. Escolhemos um autor muito representativo
por todos nós educadores, responsável por conceituar o indivíduo enquanto
sujeito, e que representa a resistência dentro de um cenário conservador.
Faremos esta releitura crítica que possibilitará a formação de cidadãos mais
empoderados”.
Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas no
campus Macaé, Rafael Costa, a intenção é usar o olhar de Paulo Freire para que
cada um possa formar o seu olhar sobre a sociedade e os acontecimentos.
“Atualmente, o nome do autor tem sido citado em meio a uma disputa ideológica,
o que nos faz indagar a importância das obras dele. Queremos a maior
diversidade possível, ou seja, reunir acadêmicos e sociedade civil. Esta
mistura corrobora os estudos coletivos e poderá nos dar a profundidade de
estudos que pretendemos”. Citando Rubem Alves, o coordenador acrescenta ainda
que as rodas de conversas é uma forma de compartilhar visões, exercitando mais
a “escutatória” do que a oratória. “Possibilita uma dimensão de horizontalidade
do olhar do outro”.
PAULO FREIRE – O autor tem uma expressão e deixou um legado
mundial. Foram 28 títulos de Doutor Honoris Causa. É o brasileiro com mais
títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades, são 41, ao todo,
entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford.
O educador criou o método inovador no ensino da
alfabetização, para adultos, trabalhando com palavras geradas a partir da
realidade dos alunos. A iniciativa do educador foi aplicada pela primeira vez,
em 1962, no sertão do Rio Grande do Norte, quando foram alfabetizados 300
trabalhadores da agricultura.
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