quinta-feira, 28 de junho de 2018

Série da Unesco retrata mulheres que ganharam representatividade por meio dos movimentos sociais na África




A representatividade das mulheres que se tornaram referência na África é retratada na série de livros digitais “Mulheres na história da África”, produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O material utiliza a linguagem dos quadrinhos para abordar as biografias de algumas lideranças femininas, que se destacaram no enfrentamento do desmatamento e ameaças ambientais e na proteção do direito das mulheres e em negociações entre países como: ‘Njinga Mbande, Wangari Maathai e Funmilayo Ransome-Kuti.

O material pode ser baixado de graça e junto dele é oferecido um dossiê pedagógico, para ser usado como recurso em sala de aula. É preciso lembrar que há 14 anos, o Brasil tem uma lei que que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica.

HISTÓRIA - Um desses materiais retrata a história da rainha Njinga Mbande, governante da região do Ndongo e do Matamba localizados em Angola. Com 56 páginas abordam a história de Angola e seus desafios, como o tráfico de escravizados, construção de identidade da população e como a figura e atitudes de Njinga inspiraram diversas religiões de origem africana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário