quinta-feira, 28 de junho de 2018

Site levanta os 8 grandes autores negros da literatura infantil






A curadora Sarah Helan, curadora do site Leiturinha, publicou uma matéria superinteressante sobre a literatura negra no Brasil. Ela fez um levantamento dos autores e autoras negras do País. Com ele, vieram nomes de Lázaro Ramos, Elisa Lucinda, Junião, Kiusan de Oliveira, Neusa Baptista Pinto, Carmem Lúcia Campos, Edmilson de Almeida Pereira e Madu Costa. 


A curadora provocou uma reflexão sobre os poucos nomes que as pessoas têm de referência quando pensa neste tipo de literatura. Segundo o site, “assim como em diversos outros âmbitos, ao longo da história, as vozes negras – e de tantas outras minorias sociais – foram silenciadas de diversas formas. Isso reflete, diretamente, na representatividade destes autores e na construção de identidade dos pequenos leitores, por não encontrarem nos livros, a diversidade presente em nossa sociedade”. 


O material enfatiza que ler e conhecer personagens das mais diferentes culturas, lugares, etnias e realidades amplia a visão de mundo e tornas os cidadãos mais empáticos. Além disso, fortalece e dá espaço para que outras vozes também possam contar suas próprias histórias. 


Confira a lista do site: 


1. Lázaro Ramos

Lázaro-Ramos
Nascido em Salvador (BA), Lázaro Ramos é muito conhecido por sua carreira como ator, no entanto, é de longa data que ele já figura no meio literário também. Escritor desde a  juventude, Lázaro tem três livros lançados para o público infantil, A Velha Sentada, Caderno de Rimas do João e Caderno Sem Rimas da Maria (os dois últimos já enviados pelo Clube Leiturinha). Em seus textos infantis, Lázaro Ramos capta o mundo e o expressa em versos, abordando temas que introduzem sutilmente a poesia política e social no mundo dos pequenos.

2. Elisa Lucinda

Elisa-Lucinda
Também conhecida nas telinhas como atriz, Elisa Lucinda, nascida em Vitória (ES), é jornalista, professora, cantora, poeta e uma das autoras de mais sucesso no Brasil, com mais de 17 publicações, entre poemas, romances, peças teatrais e literatura infantil. Seu livro infanto-juvenil A menina transparente, da Coleção amigo oculto, lhe rendeu, em 2002, o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ).

3. Junião

Junião
De Campinas (SP), Junião é um grande ilustrador e escritor brasileiro. Com charges e ilustrações publicadas nos maiores veículos de comunicação do país e livros infantis e juvenis, Junião já recebeu importantes prêmios pela qualidade e relevância de seu trabalho. Em junho de 2016, lançou Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, seu primeiro livro infantil como escritor e ilustrador.

4. Kiusam de Oliveira

Kiusam-de-Oliveira
Nascida no interior de São Paulo, na cidade de Santo André, Kiusam de Oliveira é pedagoga, artista multimídia, contadora de histórias, bailarina, coreógrafa, professora de danças afro-brasileiras e autora de quatro títulos infantis: Omo-Oba: Histórias de Princesas, O mar que banha a ilha de Goré, Omo-Oba: Histórias de Príncipes e O mundo no black power de Tayó. O último premiado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) – Cultura Negra / 2012.

5. Neusa Baptista Pinto

Neusa-Baptista-Pinto
Jornalista e natural de Lençóis Paulista (SP), Neusa Baptista Pinto publicou seu primeiro livro em 2007. Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar fala sobre a descoberta da beleza própria e a auto-aceitação, integrando seu projeto “Pixaim: Nem bom, nem ruim – Apenas diferente”, cujo objetivo é estimular a valorização do cabelo crespo.

6. Carmem Lúcia Campos

Carmen-Lúcia-Campos
Formada em Letras, e nascida em São Paulo (SP), Carmen Lúcia Campos é editora, consultora editorial e autora de diversos títulos infantis, entre eles: A Bisa Fala Cada Coisa e Meu Avô Africano.

7. Edimilson de Almeida Pereira

Edimilson-de-Almeida-Pereira
Natural de Juiz de Fora (MG), Edimilson de Almeida Pereira é poeta, professor universitário e um dos mais premiados autores da literatura brasileira, com textos traduzidos e publicados na Inglaterra, Itália, Espanha, França, Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Entre seus títulos para o público infantil estão: Poemas para Ler com Palmas, Histórias Trazidas por um Cavalo-marinho e Os Reizinhos de Congo.

8. Madu Costa

Maria-do-Carmo-Ferreira-da-Costa
Nascida em Belo Horizonte (MG), Maria do Carmo Ferreira da Costa, conhecida como Madu Costa, é pedagoga, pós-graduada em Arte Educação e escritora afro-brasileira. Ligada principalmente à literatura infanto-juvenil, a autora busca difundir a afirmação racial em suas obras. Meninas Negras e Cadarços Desamarrados são algumas de suas publicações.

Outros importantes nomes da literatura negra

Para além dos livros infantis, outros grandes nomes marcaram a literatura negra, sendo referência e inspiração para os novos autores e também para nós, leitores! Para fortalecer e difundir as vozes negras da literatura, já existem livrarias e editoras específicas para livros de autores/as negros/as e até aplicativos que ajudam a encontrar escritores negros. Reunimos aqui alguns desses nomes que marcaram e ainda marcam a literatura:

Lima Barreto (1881 – 1922)

Lima-Barreto
Homenageado na Flip 2017, Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1881 na cidade do Rio de Janeiro, trabalhou como jornalista e foi um dos principais escritores do pré-modernismo brasileiro. Em seus livros contou experiências vividas e denunciou a desigualdade social e o racismo da época. Durante sua vida, enfrentou preconceito por ser “mestiço”, só sendo reconhecido por sua obra após a morte. Sua principal publicação foi Triste fim de Policarpo Quaresma, escrito em 1911 e considerado um dos mais importantes do movimento pré-modernista.

Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977)

Carolina-de-Jesus
Nascida em Sacramento (MG), Carolina Maria de Jesus é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. Apesar do pouco estudo, ela reunia em casa mais de 20 cadernos com relatos sobre o cotidiano da favela em São Paulo, onde viveu a maior parte de sua vida. Um desses cadernos deu origem ao livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960 e com outras três edições, totalizando 100 mil exemplares vendidos, em 13 idiomas e vendidos em mais de 40 países. Carolina de Jesus ainda teve outras duas publicações: Pedaços de Fome e Provérbios.

Conceição Evaristo

Conceição-Evaristo
Conceição Evaristo nasceu em 29 de dezembro de 1946 em Belo Horizonte (MG) e, assim como Carolina Maria de Jesus, a autora mantinha um diário onde anotava as dificuldades de um cotidiano sofrido. Mais tarde, se tornou um dos principais nomes da literatura brasileira e afro-brasileira, com projeção internacional e livros traduzidos em outros idiomas. Em sua literatura, Conceição traz profundas reflexões sobre questões de raça e de gênero, buscando dar visibilidade para a Literatura Negra através de sua “Escrevivência”. Entre suas obras estão: Insubmissas Lágrimas de Mulheres Ponciá Vicêncio.

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda-Ngozi-Adichie
Com sua obra traduzida para mais de 30 línguas, a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é uma das principais autoras da atualidade. Chimamanda tem estado cada vez mais em pauta por seu discurso político e social, não só em seus livros, mas também nos seus discursos no TED Talks. Hibisco Roxo, Americanah e Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto estão entre suas principais obras.


FONTE: https://leiturinha.com.br/blog/8-grandes-autores-negros-da-literatura-infantil/


Nenhum comentário:

Postar um comentário