quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Olimpíadas do descumprimento da CLT: Um rio de denúncias.







Denúncias foram feitas sobre a contratação ilegal de mais de 6,5 mil empregados para trabalharem no MEGAEVENTO das Olimpíadas no Rio de Janeiro e por não estarem sendo cumpridos os direitos dos trabalhadores e as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). É um jogo vergonhoso assistir tantos milhões de dólares girando no “Negócio das Olimpíadas“ sem nenhuma responsabilidade sobre os direitos amparados dos(as) trabalhadores(as). 

As normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) cobrem todas as questões de regulamentação das relações individuais ou coletivas de trabalho. Isso significa que as normas da CLT incluem desde a identificação do profissional com as Carteiras de Trabalho e previdência social; a definição da jornada de trabalho, de horas extras e dos períodos de descanso; a definição do salário mínimo; das férias; da cessação do contrato de trabalho, até as normas de segurança do trabalho e de proteção à mulher e ao menor, entre outras.

Em relação à segurança e medicina do trabalho, cabe ao empregador cumprir as normas regulamentadoras, informar seus empregados quanto aos riscos do ambiente de trabalho e as formas de prevenir esses riscos, além de facilitar a fiscalização. O desrespeito a essas regras leva a diversas consequências. 

Parabenizamos o procedimento dos auditores fiscais que autuaram e aplicaram as multas nas empresas que deixam de cumprir os dispositivos assegurados na CLT. Estão hoje trabalhando cerca de 90 mil trabalhadores (as), sendo que 85 mil terceirizados. 

Consideramos inadmissível esta situação  de exploração e revela a cara do mercado de trabalho brasileiro.  Uma exploração olímpica!

Diretoria do Sinpro Macaé e Região




Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário