segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Tia Maria do Jongo da Serrinha conta sobre a origem do grupo



Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria do Jongo da Serrinha, conta suas primeiras lembranças do jongo, uma festa em que as pessoas passam a madruga dançando em volta da fogueira, cantando e celebrando o amanhecer.

Segundo Tia Maria, quando era criança o jongo era praticado apenas por pessoas mais velhas e quase escondido. Ela relembra que sua mãe a colocava para dormir e depois ia dançar o jongo no quintal de casa. Tia Maria ainda conta que só começou a dançar o jongo depois de adulta.

Tia Maria explica que a responsável pela inclusão das crianças na dança foi Maria Joana Monteiro, a Vovó Maria Joana Rezadeira, que estava preocupada com extinção do jongo uma vez que não havia novos praticantes. Maria Joana conversou com seu filho, o Mestre Darcy, fundador da Escola de Samba Império Serrano e que desenvolvia outros trabalhos comunitários no Morro da Serrinha. Mestre Darcy organizou os membros da comunidade, incluindo sua vizinha Tia Maria, em um grupo. Foi assim que no final da década de 1960 surgiu o Jongo da Serrinha, no bairro de Madureira no Rio de Janeiro.

Tia Maria é a jongueira mais antiga do grupo. A sua casa no Morro da Serrinha é frequentada por diversas crianças e adultos da comunidade que fazem rodas de jongo e outras celebrações.

Conheça mais sobre o trabalho do Jongo da Serrinha no programa Brincando no Baobá. Pela TV Brasil no dia 20 de novembro às 16h e no dia 21 de novembro às 11h pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro.


Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário