quarta-feira, 4 de abril de 2018

EDUCAÇÃO BÁSICA MACAÉ: conheça a pauta da Campanha Salarial 2018



Conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2019 foram relembradas e comemoradas

Após Assembleia Geral Unificada realizada no dia 24 de março, no Colégio Estadual Luiz Reid, em Macaé, o Sinpro Macaé e Região apresentou e aprovou por consenso as pautas de reinvindicação para a Campanha Salarial 2018.

Para este ano, estão na pauta o reajuste salarial de 6% sobre o salário pago no mês de maio/2018, com reajuste diferenciado para as professoras da creche e Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, visando a equiparação salarial em até 4 anos. Ao mesmo tempo, foi aprovada a Contribuição Assistencial, equivalente a 2% sobre os salários dos professores, a ser descontado no mês de agosto de 2018. Entretanto, ficará assegurado ao professor não sindicalizado o direito de oposição ao desconto, no prazo de 20 dias, contados da data da assinatura da Convenção Coletiva, manifestada direta e pessoalmente na sede do Sinpro Macaé e Região.

CONQUISTAS – Na Assembleia foram ressaltadas as vitórias obtidas pelo Sindicato em prol da categoria, principalmente, com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2017-2019), fruto do processo de negociações paritárias entre o Sinpro Macaé e Região e o sindicato patronal. Isso deve ser comemorado, principalmente, diante do cenário de incertezas que reformas, como a Trabalhista e da Previdência, trazem ao trabalho. Isso traz segurança às conquistas desta categoria. A CCT mostra ganhos como:

·         O triênio de 3%, enquanto outras cidades este benefício é de apenas 1%;
·         A extensão da licença paternidade de 5 dias para 9 dias;
·         O abono de até 3 faltas por ano, devidamente comprovadas, em caso de doença de filho do professor com até 12 anos e que necessite de acompanhamento.
·         Orienta ainda que as férias trabalhistas dos professores deverão acontecer durante o mês de janeiro de cada ano. Além disso, havendo coincidência entre as férias e a licença maternidade, ela deve ser concedida ao término do benefício.


O QUE FOI APROVADO EM ASSEMBLEIA?

·    Reajuste salarial de 6% sobre o salário pago no mês de maio/2018
· Equiparação para os professores da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, visando a equiparação salarial em até 4 anos;
·  Contribuição Assistencial, equivalente a 2% sobre os salários dos professores, a ser descontado no mês de agosto de 2018.
·  Serão tratados pela Comissão Paritária temas como: banco de horas, calendário escolar, limite de alunos por turma, remuneração do trabalho extraclasse e a hora tecnológica. Assuntos que objetivam a melhoria das condições dignas de trabalho e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário