terça-feira, 3 de abril de 2018

Reflexão: última versão da Base Nacional Comum Curricular é entregue



O Ministério da Educação (MEC) vai dar mais um passo para desmontar a nossa educação. Nesta terça-feira, o órgão entregou a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Segundo o documento, apenas as disciplinas de Português e Matemática seriam obrigatórias nos três anos, de forma que os alunos podem escolher uma área do conhecimento para se aprofundar. Ou seja, em 40% do tempo, o aluno deverá se aprimorar em um dos cinco itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. Outras como Filosofia, Sociologia, Educação Física e Artes devem ser dadas, mas é a BNCC que definirá a carga horária.

Vemos isso com preocupação e cautela, pois este modelo pode prejudicar a formação dos estudantes ao priorizar apenas as duas matérias e gerar dúvidas quanto a qualidade com que as outras disciplinas serão ensinadas. Outra crítica se refere ao sucateamento da educação.

O documento será discutido em cinco audiências públicas antes de ser devolvido ao MEC e aprovado definitivamente ainda este ano. Vale lembrar que a BNCC para os ensinos infantil e fundamental já foi aprovada no ano passado.

SAIBA MAIS: https://goo.gl/DDxC7h

Nenhum comentário:

Postar um comentário