quinta-feira, 5 de abril de 2018

NOTA DO SINPRO MACAÉ E REGIÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL




A aprovação da Reforma Trabalhista agravou o cenário de incertezas para o trabalhador. Até agora, ninguém sabe, de fato, como ficará a relação entre patrões e empregados ou quais as “melhorias” que esta nova lei pode causar.

Criticamos a Reforma e, antes mesmo de sua aprovação, já havíamos começado uma luta contra os duros ataques aos trabalhadores e, sobretudo, às entidades sindicais que foram diminuídas, principalmente com a faculdade da Contribuição Sindical. Ressaltamos que o papel do movimento sindical é construir um enfrentamento para assegurar direitos e pleitear ganhos sociais e financeiros dos trabalhadores. Entretanto, sozinhas estas entidades não podem avançar.

Diante desta conjuntura, o Sinpro de Macaé e Região decidiu, em assembleia ordinária de Educação Básica realizada no dia 24 de março, que não cobrará a Contribuição Sindical de 2018, e, como consequência, terá a sua arrecadação reduzida.  

Assim, por causa desta perda na receita, iniciamos um debate com a categoria sobre como poderia ser feita a sustentação financeira da nossa entidade. As discussões culminaram na proposta aprovada de novos investimentos para a campanha de sindicalização e a cobrança da Contribuição Assistencial de 2% sobre o salário, garantido o direito de oposição. Este desconto será feito após a assinatura das convenções coletivas. O objetivo é custear as despesas da Campanha Salarial como assessoria econômica, assessoria jurídica, panfletos, jornais, editais, propaganda, entre outras. Ao contrário do que se pensa, o desconto será feito apenas uma vez por ano.

Para que o Sindicato persista na luta contra a precarização da educação e do trabalho e defenda os seus direitos, seja você um membro sindicalizado ou não, é imprescindível a sua participação!

Lembramos que nestes 23 anos de existência do Sinpro Macaé e Região, os professores perceberam inúmeras conquistas, entre elas: o adicional por tempo de serviço (biênio), salário aula-extra, ajuda de custo/Pós-Graduação, descanso semanal remunerado, férias coletivas, bolsas de estudo, entre outras.

Ressaltamos que trabalhadores e trabalhadoras devem ser os responsáveis pela sustentação de seu sindicato para que sejam mantidos e ampliados os seus direitos.

A conquista é maior quando lutamos juntos!
Participe do seu sindicato!


Direção do Sinpro Macaé e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário