sábado, 14 de abril de 2018

Reflexão sobre a ofensiva na Síria

Por Cesar Gomes, professor de geografia da Rede Pública e Particular e especialista em Gestão Ambiental. 

Reproduçãobrasil.elpais.com


O "senhor da guerra" não gosta de crianças! Senhor Trump maldito! De fato, essa não é uma guerra por questões humanitárias. Passa longe disso. É uma guerra por guerra, que vai servir para aumentar os números do terror naquele país. 

Nos últimos anos foram 400 mil mortes e cinco milhões de refugiados. O regime de Assad tem sua culpa no derramamento desse sangue. O que ainda não está claro é a autoria dos ataques químicos. Ou esse será o motivo criado pelos americanos mais vez para exercer a sua política de força?

No final da história, são as pessoas que estão pagando com suas vidas nesta guerra do capitalismo selvagem. Sim, o capitalismo. Basta olharmos o interesse pela venda do petróleo e o tráfico de armas que acontece na região. 

Que sejamos capazes de exercer a crítica de entender o verdadeiro sentido destas alianças, e, ao mesmo tempo, denunciando os extremismos e qualquer tipo de política monopolista. Que o restante do mundo, que está totalmente fora do jogo de interesses de EUA x Rússia x Regime Assad, possa realmente fazer algo por aquela população que clama por ajuda, por condições de vida ou simplesmente por vida. 

Fica a pergunta: Porque ao invés de atacar pobres, o Sr. Trump não distribui a riqueza que seu país acumulou para ajudar esses países que precisam? Não, né? Você precisa mostrar seu poder bélico, mostrar que é o império e faz a dominação em todas esferas, principalmente, se for econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário