O Sinpro Macaé e Região se solidariza ao professor, Thiago dos Santos Conceição, do CIEP Municipalizado Mestre Marçal, da rede pública de Rio das Ostras, devido às agressões sofridas dentro da sala de aula. Isso mostra o quanto devemos juntos buscar soluções para promover uma educação que incentive o respeito entre os seres humanos.
Esta é uma situação que precisa ser tratada não só pela comunidade escolar, mas pelo poder público e por toda a sociedade. Afinal, a escola é um local que deve servir para a produção de conhecimento, construção e emancipação do cidadão. Que este lamentável acontecimento sirva para que a situação com a qual convive os nossos professores seja debatida de forma ainda mais intensa e que as soluções sejam apresentadas. A educação é capaz de transformar a realidade dos indivíduos, mas sozinha ela não produz todos os seus efeitos. Família, sociedade e mais medidas sociais que gerem oportunidades precisam estar juntas com as potencialidades que só o ambiente escolar pode trazer. Só assim poderemos juntos, com professores e estudantes, buscar o crescimento, o amadurecimento e o respeito nas relações pessoais sadias.
O Sipro Macaé e Região tem chamado a atenção sobre o avanço da violência contra o professor nas salas de aula, visto que este não é o primeiro caso em nossa região. No cenário nacional não tem sido diferente, uma pesquisa divulgada no ano passado colocou o Brasil no topo do ranking de violência contra o professor. Nela, dos foram escutados 262 mil professores. Destes, mais de 22 mil disseram que já haviam sido ameaçados por estudantes; quase cinco mil afirmaram que sofreram atentados à vida nas escolas em que dão aula.
Indo mais além, a violência contra os professores é também um reflexo dos tempos difíceis que vivemos com a precarização da educação, a necessidade de mais investimentos, sobretudo, da valorização ao profissional da educação. A escola precisa ainda se reinventar, de se trazer para dentro da escola uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistente sociais, promovendo, ao mesmo tempo, atividades culturais e socioambientais responsáveis.
É preciso gerar comprometimento de todos no cumprimento, das regras construídas coletivamente, com o projeto pedagógico ou Regimento Interno, instrumentos que precisam ser construídos com a participação ativa de todas as partes para assim envolver todos os protagonistas da comunidade escolar.
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