quarta-feira, 13 de julho de 2016

Entra e sai no MEC: Adolfo Sachsida é nomeado e exonerado em 24 horas




Indicação do pesquisador do Ipea recebeu críticas pelo apoio dele ao Escola Sem Partido


Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Adolfo Sachsida foi nomeado para exercer o cargo de assessor especial do ministro da Educação, Mendonça Filho, na segunda-feira (11 de julho). A contratação foi criticada por educadores e estudiosos da área. O motivo? Sachsida apoia publicamente o projeto Escola Sem Partido (ESP), um movimento conservador muito criticado por professores e gestores de várias correntes ideológicas. Saiba mais sobre o ESP nesta reportagem de NOVA ESCOLA.

A nomeação foi surpreendente porque, na semana passada, Mendonça Filho se opôs aos projetos de lei inspirados no ESP. Mas durou pouco. Em 24 horas, a nomeação foi cancelada no diário oficial de terça-feira, 12 de julho.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que Sachsida teria a missão de elaborar cenários e avaliar impactos econômicos no financiamento de políticas públicas da área. Mas, após uma avaliação conjunta entre o órgão e o economista, concluiu-se que a colaboração era desnecessária.

"A Subsecretaria de Orçamento e Planejamento passará a atender a essa necessidade de avaliação de cenários econômicos. Diante disso, a referida nomeação tornou-se sem efeito", divulgou a Assessoria de Comunicação do MEC. Sobre a polêmica da relação com o ESP, o ministro reiterou, também por meio da assessoria, que não discute a Educação sob o ponto de vista político, ideológico ou partidário, mas como algo estritamente técnico.

Na semana passada, Mendonça Filho declarou: "Não acho que vamos resolver essa questão [de doutrinação nas escolas] criminalizando o professor. Sinceramente, não acho que seja o caminho".





Diretoria do Sinpro Macaé e Região

Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário