Indicação do pesquisador do Ipea recebeu críticas pelo apoio dele ao Escola Sem Partido
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Adolfo Sachsida foi nomeado para exercer o cargo de assessor especial do ministro da Educação, Mendonça Filho, na segunda-feira (11 de julho). A contratação foi criticada por educadores e estudiosos da área. O motivo? Sachsida apoia publicamente o projeto Escola Sem Partido (ESP), um movimento conservador muito criticado por professores e gestores de várias correntes ideológicas. Saiba mais sobre o ESP nesta reportagem de NOVA ESCOLA.
A nomeação foi surpreendente porque, na semana passada, Mendonça Filho se opôs aos projetos de lei inspirados no ESP. Mas durou pouco. Em 24 horas, a nomeação foi cancelada no diário oficial de terça-feira, 12 de julho.
O Ministério da Educação (MEC) afirmou que Sachsida teria a missão de elaborar cenários e avaliar impactos econômicos no financiamento de políticas públicas da área. Mas, após uma avaliação conjunta entre o órgão e o economista, concluiu-se que a colaboração era desnecessária.
"A Subsecretaria de Orçamento e Planejamento passará a atender a essa necessidade de avaliação de cenários econômicos. Diante disso, a referida nomeação tornou-se sem efeito", divulgou a Assessoria de Comunicação do MEC. Sobre a polêmica da relação com o ESP, o ministro reiterou, também por meio da assessoria, que não discute a Educação sob o ponto de vista político, ideológico ou partidário, mas como algo estritamente técnico.
Na semana passada, Mendonça Filho declarou: "Não acho que vamos resolver essa questão [de doutrinação nas escolas] criminalizando o professor. Sinceramente, não acho que seja o caminho".
Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
E-mail: sinpromacae@yahoo.com.br
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772
E-mail: sinpromacae.regiao@gmail.com
Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário