terça-feira, 26 de julho de 2016

NOTA DA DIRETORIA DA ANPED : REGINA LEITE GARCIA


 
 
 A Diretoria da ANPEd  lamenta o falecimento da professora e pesquisadora Regina Leite Garcia no dia de hoje, na cidade do Rio de Janeiro, aos 86 anos de idade. Regina Leite teve intensa e qualificada atuação em nossa Associação, onde atuou nos GTs de Currículo e Educação Popular. Regina Leite Garcia iniciou sua vida profissional como professora primária e atuou durante 15 anos. Posteriormente tornou-se orientadora educacional e presidiu a Federação Nacional de Orientadores Educacionais. Foi pesquisadora do CNPq entre 1985 e 2014. Realizou pós-doutorado no Institute of Education, London University em 1993 e na University of Wisconsin - Madison em 1994. Publicou livros e artigos no Brasil e no exterior e tornou-se elo importante entre o Brasil e diferentes intelectuais da teoria crítica dos currículos.

Concluiu doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1986, defendendo Tese sobre a Alfabetização dos alunos das classes populares. Entrou na Universidade Federal Fluminense (UFF) por concurso no ano de 1985 e atuou nos Cursos de graduação em Pedagogia de Niterói e no projeto experimental do Curso de Pedagogia na cidade de Angra dos Reis que ajudou a conceber e impulsionar. Em 1994 passou à condição de Titular em Alfabetização da UFF com a aprovação da tese “Cartas Londrinas e de outros lugares sobre o lugar da educação”; a tese foi publicada em 1995 com Prefácio de Paulo Freire, intelectual com o qual compartilhou princípios político-epistemológicos e sonhos de emancipação das classes populares. No ano de 2011 recebeu da UFF o título de Professora Emérita.

Regina Leite teve intensa participação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordenou o GRUPALFA, dedicando-se à pesquisa e formação de professores em estreito diálogo com professoras alfabetizadoras de diferentes redes de ensino e movimentos sociais urbanos e rurais.

Regina Leite Garcia deixa-nos o legado do compromisso com a produção qualificada de conhecimentos na área da Educação em sintonia com a sua convicção de que os conteúdos da vida são, em última instância, os verdadeiros conteúdos alfabetizadores.
 
NOTA :  Diretoria da ANPEd
 
 
Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 302
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário