quinta-feira, 28 de julho de 2016

Estudante, professor, ativista e gestor Público: Quatro Vozes Sobre o Escola Sem Partido



Estudante


Gabriel Richards, 18, é Carioca, secundarista, negro, periférico e estudante da Escola Estadual Mauro Cavalcante. Ocupou a EA SUA escola Secretaria Estadual de Educação não Início Desse ano, na primavera secundarista, Movimento de Ocupação de escolas e Espaços Públicos POR Estudantes.

Caso Aprovado, qua SERA O Efeito Desse Projeto PARA O ensino Público?

O Escola Sem Partido e Um Projeto de Lei que Faz parte dos tentáculos do fascismo brasileiro sem viés educacional. Na pratica Sor vai a burocratização do ensino, a autonomia NÃO do Professor e do Estudante, that atualmente TEM voz E de forma Precisa Fortalecer Esse Compromisso com a democracia atraves do grêmio estudantil e fazer conselho escolar

UM DOS Argumentos fazer ESP E that o professor NÃO PODE ter "Liberdade de Expressão", pois Precisa Ser neutro. Você acredita Que É Possível hum pedagogo Ser neutro naquilo Que ELE ESTÁ Passando?

Nao, Toda pedagogia TEM Uma ideologia e hum Ponto de Partida, e cabe à pessoa Que ESTÁ recebendo ISSO debatedor. Precisamos reforçar a Transparência no Nível e NÃO bloquear o debate Ultimo, Que É de suma importancia. ELES SABEM exatamente Que É UM retrocesso Muito grande.

Esse Projeto E uma RESPOSTA do conservadorismo à intensa onda de ocupações secundaristas?

E Um ataque, Uma RESPOSTA Às ocupações ea ESSA primavera secundarista Que ESTÁ acontecendo desde março, Quando uma escola Mendes, na Ilha do Governador ocupou. A gente ESTÁ Dando Uma aula de cidadania e democracia EO fascismo NÃO aguenta ISSO. Um ESTÁ chamando gente como PESSOAS, SEJA de QUALQUÉR segmento, AO Diálogo e é Isso Que o fascista detesta e se corrói o ritmo TODO.

NÃO E à toa that they NEM se aproximam, Não chegam Perto. Nunca NUMA Ocupação hum fascista Veio conversar com a gente, enguias atacam e levam Para o terrorismo. Gostaria de dar hum recado. A primavera secundarista vai continuar 'AINDA Durante Muito tempo e vai Ficar na História do país, contra o Escola Sem Partido , Que É Uma quebra completa do raciocínio e do Conhecimento.




Professor

Luiz Raimundo da Silva e professora há 33 ano de História, filosofia e sociologia do Ensino Público do Estado de São Paulo.

O Projeto Escola Sem Partido Defende Que o professor NÃO DEVE ter Liberdade de Expressão e DEVE APENAS Passar o Conteúdo neutro. Como rápido Você enxerga uma Função do Professor em sala de aula e na Formação do aluno?

NÃO Acredito em Conteúdo neutro, sempre Que Alguém Levanta uma bandeira da neutralidade, E QUANDO TEM Interesse em silenciar Quem fala é Quem PENSA. A neutralidade Só INTERESSA Ao Governo Atual, um vendida Uma Mídia, um hum grupo de Políticos Que Não Tem Compromisso e social, popular, uma PESSOAS Que Querem Uma Educação descomprometida e sem Transformação da Realidade em Que como PESSOAS Vivem.

A Liberdade de cátedra Dá professora Ao ESSA Função Educacional de Produzir Pensamento, Reflexão e senso crítico. Acredito em Uma Escola que prepara para a Vida. A Função dela ESTÁ estabelecida, mas eu vou Pará Casa todo dia pensando no that meu aluno vai Fazer não Seguinte instante, pois vou desempregado ENCONTRA-lo, Vítima de Uma Política governamental, alienado Porque Existe Uma ONG that decidiu Fazer Com que o aluno NÃO tenha Cérebro e NÃO o utilizam para nada.

Eu quero Que Meus Alunos estejam Prontos Para dar Uma RESPOSTA Para uma sociedade.


O Projeto "Escola Sem Partido" Diz Que as Escolas estao Passando Por uma "Contaminação Política e ideológica". Como rápido Você Vê ESSA Análise?

Eu Não Vejo Uma Análise, Vejo hum Movimento Político liderado POR Políticos Que Querem silenciar o professor o, e NÃO imagino hum professora de QUALQUÉR disciplina Nos moldes em that they estao colocando no Projeto.

A escola pública brasileira sempre foi utilizada Como instrumento do Governo Daquele momento. Há hum aparato de leis that Já me silencia sem Ser Preciso Uma nova Lei Ou decreto Escrito. Existe Uma Legislação Ampla e violenta Que Não Me permite o professor enquanto dar ESSA entrevista. Eu Não Posso emitir Juízo de valor e crítico contra a Secretaria Estadual da Educação. Sou vigiado e cerceado Por Um Estatuto do Feito magistério na Década da Ditadura, ENTÃO E grande absurdo QUANDO VEM Falar Escola Sem Partido. Sem Partido Para quem?

No Estado de São Paulo NÓS Estamos com uma CPI da Merenda. Eu Não Posso ir Lá enquanto o professor e Levar o meu aluno para quê de ele testemunhe e vivencie o Que se Faz Atrás daquelas cortinas. O Governo Faz de Tudo Para me silenciar e amordaçar. É Preciso Que ESSE Pessoal da Escola Sem Partido Frequente uma escola pública.



Ativista

Amanda Mendonça E feminista e professora da Universidade Estácio de Sá e coordenadora do Coletivo Observatório da Laicidade na Educação, debate that ingerência DOS Religiosos na Educação pública.

Quais Serao Efeitos do Projeto Escola Sem Partido na Educação pública, Caso Aprovado?

O Que a gente VEM acumulando nenhum debate ESTÁ Para Além do Projeto de Lei. A Ameaça ESTÁ se concretizando atraves de Projetos, mas ELE E UM Movimento Que ESTÁ se articulando atraves de grupos conservadores, Que Querem trazer Uma Educação that NÃO trabalha com uma Formação em Direitos Humanos, that NÃO POSSA debatedor A Questão das Desigualdades de Gênero, Raça e etnia, QUALQUÉR tipo de preconceito, e fundamentalmente NÃO Quer um Liberdade do Professor.


Um dos Pontos colocam Todo o Conteúdo dado em sala TEM Que Estar em conformidade com a Opinião dos SEUS pais. O Que rápido Você acha Disso?

O Que ESTÁ POR Trás Desse discurso e Um discurso Único Que desconsidera como minorias e as Mulheres, ENTÃO é Preciso Olhar Para Além Desse discurso bonito e atraente, Porque Ate O nome "Escola Sem Partido" Faz a gente, se NÃO figado hum acúmulo nenhuma debate e um Olhar Mais Atento, Parecer Que É Mais Democrático e plural, ENTÃO é Preciso Estar Muito atento a ISSO.


A maioria dos Deputados e Senadores Que estao apoiando o Projeto São vinculados à Igreja Evangélica e Alguns Até MESMO pastores. E UMA pauta dos evangélicos?

E UMA pauta fazer that a gente chama de bancada religiosa. Eu friso Que NÃO É Só evangélica Porque E claro Que Tem hum Crescimento da Atuação evangélica Nos Espaços Públicos no Brasil, mas a gente NÃO PODE deixar de Falar da Igreja Católica, Que Tem Uma Atuação Histórica no Brasil, e apesar de Nao ter frente Uma parlamentar oficial OU Uma bancada, Atua de forma hegemônica e majoritária no Congresso. Entao ESSA bancada religiosa Que Podemos Chamar de bancada Crista, that Unifica evangélicos e católicos, a VEM sim se pautando POR cessos Projetos, ágora Pela Escola Sem Partido, mas also com Projetos Anteriores, com Relação à "ideologia de género" e Ao veto Ao kit anti-homofobia that foi Distribuído. ENTAO E algo that NÃO VEM de ágora, Que Já VEM se articulando.

Um dos Pontos colocam uma "ideologia de género" espalhada Pelas Escolas do Ensino Público e s Querem barrar ISSO POR Ser algo da "Contaminação ideológica" que Existe em sala de aula. Como rápido Você Avalia ISSO?

Primeiro Esse termo ideologia de género Significa Uma categoria de Análise, Significa reconhecer Que Existe Desigualdade Entre Homens e Mulheres, that existem papeis diferenciados na sociedade. ENTAO ELE Já coloca o termo ideologia com uma ideia that discutir ESSA Diferença e Desigualdade ESSA, NÃO PODE Acontecer, OU SEJA, Quem chama de Ameaça e de ideologia de género, São aqueles Que Querem Manter o status quo .





pública Gestora

Macaé Evaristo E professora de Educação Básica e militante da Educação, do feminismo, da Luta POR Igualdade racial e Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Tem crescido a Articulação parágrafo aprovação do Escola Sem Partido. O Que Significa ELE parágrafo a Educação?

Vivemos Hoje no Brasil Uma Disputa Entre Setores Que Querem mercantilizar a Educação, e OS that defendem Uma Educação pública e Para Todos. Em momentos de Grandes dilemas NÃO Existe neutralidade, e Uma Educação Que se propõe a neutra ser, sem Geral, Quer Continuar apoiando aqueles Que historicamente massacraram, oprimiram e excluíram Uma grande maioria da População e do Direito à Educação.

Eu Defendo Uma escola tal qua Como Prevista na Nossa Lei de Diretrizes de base e em Nossa Constituição. Uma Escola que garanta o Livre Direito de Pensamento, a Liberdade de ensino e de aprendizagem. A Liberdade da Pesquisa. E Impossível a gente Pensar em Formação integrante se a gente PENSA Uma Escola que Quer cercear Uma possibilidade de Estudantes e Professores Terem voz.

Alguns TEM comparado o Escola Sem Partido com uma "lei da mordaça". No sul, Uma professora foi Muito criticada POR incentivar OS Alunos a cantarem Uma música sem ritmo de funk fazer Sobre Marx. Até Onde vai a Liberdade de hum professor em sala de aula?

TEMOS Professores Bem formados ea Contradição EO Conflito fazem parte da convivência humana. Professores PODEM errar, errar Estudantes PODEM, pais, maes, FAMÍLIAS e criadores TAMBÉM PODEM errar No processo de Educação. E Importante a gente Lembrar Que o do funk e QUALQUÉR Outro estilo de música, Bem Como TRATAR de hum pensador Como Marx, E MUITO Importante. NÃO Queremos PESSOAS Saindo da escola sem saber Quem foi Marx. De: Não Significa Que rápido Você tem that concordar com Ele, mas rápido Você Precisa Saber Quem foi e qua foi uma ideia that Esse pensador Trouxe para a Humanidade, Porque e Um intelectual that influenciou O Pensamento, inclusive O Pensamento Econômico, uma forma de entendre OS Processo that CRIAM Desigualdade social.

Querem cercear O Direito em especial da escola pública, that forma a maioria da População brasileira. Mas eu Tenho Certeza Que MUITOS Desses that defendem uma mordaça dos Professores da escola pública EO NÃO Conhecimento, uma negação do Conhecimento AOS Estudantes da escola pública, MUITAS vezes Mandam SEUS Filhos de para fora do país, parágrafo ter Acesso ao Conhecimento Que Quer Negar Para um maioria da População brasileira. Podemos Nao aceitar ISSO.

O Projeto Argumenta Que há Uma Contaminação ideológica nas Escolas voltada PARA O marxismo e Uma suposta ideologia de género. O Que rápido Você acha Dessa Análise?

Essa Análise E MUITO simplista, a escola NÃO E um Única Instituição educadora e formadora no país. Me causa Surpresa Que OS MESMO Setores Que Querem CRIAR Uma censura um Profissionais da Educação e Ao debate do Conhecimento nas Escolas, São OS mesmos that defendem a Liberdade de Expressão de impérios midiáticos dos donos das Grandes mídias do Nosso país.

O Setor da Educação TEM Passado recentemente POR Grandes mobilizações Pedindo A SUA Melhoria, SEJA greve de Professores OU ocupações nas Escolas Pelos Estudantes secundaristas. Para rápido Você ISSO demonstra Uma fragilidade do Setor? Quais como principais dificuldades Hoje?

O Brasil e Um pais that democratizou tardiamente a Educação Básica. Na Verdade somos Uma sociedade que no Início do Século XX, a maioria da População era era negra vetado o Seu Acesso a escola pública. Então, construímos um Universalização da Educação para á População de 6 a 14 ano nenhum Início da DÉCADA DE 1990.

Uma Coisa que me Chamou Atenção, Hoje a gente Já está há 4 anos de Implementação da lei de cotas, e AINDA há Setores da Nossa sociedade Que Diz e AINDA Quer Construir Uma Concepção de that a lei de cotas foi construida Porque uma escola pública NÃO TEM Qualidade Suficiente Para garantir Que OS Alunos disputem o ENEM UO o vestibular. Ninguem Lembra de DiZer that da População that TEMOS Então 13% da Nossa População Jovem that concluiu UMA país Graduação Nesse. Como tão vagas Pará Educação Pequena E superior, TEMOS that Produzir sim Ação Afirmativa, TEMOS that garantir vagas parágrafo Alunos da Rede Pública, Estudantes pretos, pardos e Indígenas.

O Nosso país se fez Sobre Uma profunda Desigualdade, se fez Sobre a Escravidão, o racismo EO sexismo. Queremos Uma Educação para todos, mas NÃO em Uma Perspectiva de Integrar e de anular como diversidades. Queremos that Todas como PESSOAS COM como SUAS Diferenças tenham hum Espaço de Afirmação da Identidade SUA EO MESMO Direito de Uma Educação Pública de Qualidade.



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