sábado, 16 de julho de 2016

Lição de casa: sua escola se preocupa com ela?




Que importância você e sua escola dão às tarefas que os alunos levam para fazer em casa? Confira nesta reportagem como envolver os estudantes, pais e professores e tirar o melhor proveito dessas atividades

Os alunos não gostam de fazer. Os professores não têm tempo de corrigir. Os pais não acompanham. A lição de casa é mesmo incompreendida - até pela própria escola, onde é vista como uma obrigação ou dada como castigo às turmas com problemas de disciplina. Contudo, quando ela é bem planejada, amplia o conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula e possibilita a consciência sobre o próprio progresso em relação ao conhecimento adquirido. 

A relação positiva entre a realização dos deveres e o desempenho escolar foi detectada em diversas pesquisas, como a do economista Ernesto Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann, em São Paulo. Ele cruzou os resultados da Prova Brasil de 2007 com as respostas do questionário preenchido pelos alunos que prestaram o exame. A conclusão foi que entre os estudantes do 5º ano que assumiram que nunca e quase nunca faziam as tarefas, apenas 8% tiveram desempenho adequado em Matemática e Língua Portuguesa. Já dos que afirmaram realizar as atividades sempre e quase sempre, cerca de 30% tiveram boas notas.

"A lição de casa é tão importante nos processos de ensino e de aprendizagem que deveria estar destacada em um capítulo exclusivo do projeto político-pedagógico", diz Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR e formadora da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo. Nele estariam definidos os objetivos, a frequência com que ela seria proposta nos diversos segmentos e como os professores iriam apresentá-la à turma e retomá-la em sala. Essa é uma maneira de colocar o tema em debate e incitar toda a comunidade a discuti-lo. "As lições precisam ser incluídas na formação docente e no planejamento do professor para ser devidamente elaboradas e adequadas ao nível de cada turma", afirma Tânia Resende, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Se o objetivo é criar uma cultura favorável aos deveres de casa a fim de que eles sejam bem vistos por todos, acompanhe esta reportagem e saiba mais sobre os propósitos e os tipos de lição, veja como o tema pode entrar como conteúdo na pauta de formação da equipe docente  e tenha subsídios para melhor orientar os pais, que sempre têm dúvidas sobre como agir diante das tarefas dos filhos.



Diretoria do Sinpro Macaé e Região
Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772

Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário