terça-feira, 8 de novembro de 2016

Campanha Salarial 2016: Sindicato protocola pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT)




      Reajuste Salarial – Educação Básica ( Base Estendida)

A diretoria do Sindicato dos Professores de Macaé e Região protocolou nesta segunda -feira (07/11) com um pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Professores da Educação Básica 2016/2017 (BASE ESTENDIDA). A iniciativa é uma das medidas frente ao impasse imposto pelo sindicato patronal, que manteve a posição de conceder o somente para a base do Sinpro Macaé e Região o reajuste parcelado. 

O documento solicita a convocação do SINEPE-RJ  para audiência de mediação e, na hipótese de recusa, a consideração da postura como uma concordância tácita com o dissídio coletivo, quando um impasse em uma NEGOCIAÇÃO SALARIAL  é analisado e decidido pela Justiça do Trabalho.

Segundo o texto, "as negociações coletivas da categoria sempre foram fechadas entre julho e agosto, respeitando a composição da mesa de negociação coordenada pela FETEERJ ( Federação dos  Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino no Estado do Rio de Janeiro) , o impasse representa clara afronta ao processo negocial e representa acima de tudo ameaça e chantagem com os trabalhadores".

"O Sinpro Macaé e Região participou de quatro (04)  reuniões de negociação ,  infelizmente não resultaram em avanços. Agora pedimos a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) . Já oficiamos o SINEPE-RJ   e seguiremos cobrando a continuidade da negociação, pois a demora penaliza os trabalhadores pelo avanço da inflação", diz o professor Cesar Gomes, presidente do Sinpro Macaé e Região. 

Impasse

Na última reunião do dia 13 de setembro  de 2016, o SINEPE-RJ  reapresentou a proposta prevendo reajuste salarial de 9,91%, ( INPC)  de referência da data-base, retroativo pago de forma parcelada até setembro de 2016, sem nenhuma avanço nas cláusulas sociais.
A proposta foi rejeitada em assembleia extraordinária realizada no dia 20 de setembro. Por unanimidade foi aprovado o pedido de mediação e caso não tenha avanços a maioria dos professores,  disse sim para o pedido de dissídio coletivo. 

Os professores que participaram da assembleia no dia 20/9 optaram em reafirmar os últimos pleitos colocados na mesa de negociação.  Eles preveem reajuste salarial de INPC (9,91%)  integral a partir de 1º de maio de 2016. 




Diretoria do Sinpro Macaé e Região.

Sede – Macaé
Endereço: Rua Teixeira de Gouveia, nº 1169 sala 206
Bairro Centro – Macaé
Tel.: (22) 2772-3154

 
Subsede – Rio das Ostras
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292, 3º andar, sala 02
Bairro Centro – Rio das Ostras
Tel: (22) 2764-6772
Acompanhe o Sinpro Macaé e Região nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário