Professor da USP explica males do ensino à distância implementados por secretarias estaduais de educação de todo o país
Daniel Cara é o entrevistado dessa semana no BDF Entrevista, que vai ao ar nas redes sociais do Brasil de Fato e na Rede TVT, todas as sextas-feiras, às 20h. - Jane de Araújo/Agência Senado
As ações de isolamento social por conta da pandemia de
coronavírus atingiram em cheio a educação. A Unesco, organização das
Nações Unidas para o tema, aponta em estudo recente
que, pelo menos até o final de março, 165 países já haviam fechado suas
escolas, deixando cerca de 1,5 bilhão de alunos sem aulas.
No Brasil, como em outros lugares do planeta, escolas públicas e privadas estão estimulando o ensino à distância para manter os alunos em sua rotina de aprendizado.
No entanto, segundo o professor da Faculdade de Educação da USP
(Universidade de São Paulo), Daniel Cara, as aulas de educação à
distância não substituem as aulas presenciais.
“Esse vai ser um período mais do que perdido. Eu lamento dizer para
os pais que acreditam nisso, que não está funcionando. As crianças estão
ficando esgotadas e não estão aprendendo. No fim da pandemia, essas
crianças vão ter problemas decorrentes de saúde mental, pela pressão que
está sendo exercida”, afirma
Cara é o entrevistado dessa semana no BDF Entrevista, que vai ao ar nas redes sociais do Brasil de Fato e na Rede TVT,
todas as sextas-feiras, às 20h. Para o professor, que também é membro
da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o distanciamento dos
alunos do ambiente escolar tem efeitos danosos.
“Todos as pesquisas sérias em termos de pedagogia, neurociência e
didática, vão mostrar que a educação depende, especialmente no processo
inicial, que vai da creche até o ensino médio, de vínculo. E o vínculo
não é só entre educador e educando, como diria Paulo Freire, é um
vínculo também dentro da turma. Os alunos aprendem entre si”.
Para realizar as aulas de ensino remoto, as secretarias estaduais de
educação de várias partes do país firmaram acordos com grandes
conglomerados de tecnologia.. Segundo Daniel Cara, esses contratos
“estão, na verdade, estimulando um processo de educação à distância que
interessa mais aos empresários da educação”.
“São as companhias de telefonia, que podem fornecer a tecnologia 4G,
as plataformas de educação à distância e as fundações empresariais que
já vendem esse pacote na prática”, afirma.
“Antes mesmo de a gente ter uma noção concreta do impacto da pandemia
sobre a educação, eles já tomaram uma série de iniciativas para
estruturar grandes negócios. A gente sabe que o negócio da educação no
Brasil é de mais de R$ 200 bilhões. E os empresários, lógico, querem uma
fatia desse bolo”.
O governo de João Dória, em São Paulo, afirmou que no próximo dia 27
de abril começa o período letivo dos mais de 3 milhões de alunos da rede
pública estadual. As aulas serão ao vivo, ou em vídeo aulas.
Daniel Cara lembra que a maioria das casas nas periferias de São
Paulo não têm aparelhos que possam receber os conteúdos. “A vida é dura,
as pessoas acham que todo mundo gasta uma fortuna com celular. Não é
verdade. E não existe unidade computacional disponível. As redes
estaduais estão fingindo que estão ensinando e o povo não vai fingir,
ele não vai aprender mesmo”, aponta.
Cara ainda fala sobre a pressão exercida contra os professores, que
em sua maioria, não têm experiência para tocar as aulas à distância e
comenta a decisão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que
pretende aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em meio à
pandemia de coronavírus.
Confira:
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Edição: Camila Salmazio
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